Xilitol: um adoçante natural e refinado – conheça os benefícios

Home » Xilitol » Xilitol: um adoçante natural e refinado – conheça os benefícios
a

A procura por alternativas ao uso do açúcar é frequente na vida de quem possui restrições alimentares ou busca ter uma rotina mais saudável. Por vezes, o gosto residual de adoçantes torna mais fraca sua adesão pelo público em geral, mesmo sendo amplamente conhecido o malefício do uso do açúcar refinado.

Nesse momento, o xilitol se destaca como ótima opção natural e menos calórica que o açúcar, além de não deixar registros indesejados no paladar.

O que é o xilitol?

O xilitol é um adoçante natural que pode ser extraído das fibras de frutas e vegetais, como por exemplo: ameixa, morango e couve-flor. Porém, atualmente a maior parte de sua produção provém do milho, que por meio de transformações químicas torna o produto um pó cristalino.

Uma das suas principais características é a função de conferir sabor doce ao alimento, utilizando menores quantidades que outros adoçantes para isso. Outro ponto é seu índice glicêmico de apenas 7, enquanto o açúcar possui índice dez vezes maior. Por possuir 40% menos calorias que o derivado da cana, é muito usado em dietas para emagrecimento.

Seu uso, como qualquer outro produto, deve ser feito sem exageros, pois em casos extremos tem efeito laxante e pode provocar flatulências.

Quais os principais benefícios?

Por não elevar a taxa glicêmica como o açúcar, o xilitol ganhou espaço na mesa dos diabéticos. Com ele é possível matar a vontade de consumir um doce sem precisar utilizar doses altas de açúcar. Outro benefício é que sua estrutura não se degrada em altas temperaturas, então pode ser consumido em bebidas quentes, como o café por exemplo. Também, quem opta por utilizar esse adoçante dificilmente tem problemas com cáries ou outros problemas dentários que o uso constante de açúcar acarreta. Além do mais, seu uso pode ser o primeiro passo para uma rotina alimentar menos calórica.

O uso do xilitol no dia a dia

Para se ter uma ideia da gama de preparos que podem ser feitos com o xilitol basta pensar no que se utiliza açúcar atualmente. Qualquer bebida ou comida em que se deseje realçar o sabor do doce pode utilizar esse adoçante natural. Alguns exemplos são:

  • Bebidas como chá, café, sucos e vitaminas;
  • Bolos e tortas;
  • Panquecas e biscoitos;
  • Pudins e outros doces.

Além disso, existem alimentos industriais e produtos de higiene pessoal encontrados no mercado e farmácias que já possuem em sua formulação o xilitol, como cremes dentais, gomas de mascar e enxaguantes bucais.

Limite de consumo diário

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não estipulou um índice de Ingestão Diária Aceitável (IDA) para o caso do xilitol. Segundo a OMS, seu uso é indicado para alimentação humana, mas ainda não existem registros de limites proporcionais ao peso de cada indivíduo.

Ainda assim, é recomendado seguir o aviso da Food and Drug Administration (FDA), agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos. Nesse caso, a ingestão máxima permitida é de 60g, e esta quantidade não deve ser ingerida de uma vez só, com riscos do corpo sofrer com diarreias e outros efeitos indesejados.

O Xilitol e a ApisNutri

Com forte ligação aos produtos naturais, a ApisNutri é comprometida em oferecer saúde e bem-estar para seu consumidor. Ela dispõe em seu portfólio o xilitol que possui sabor agradável na boca e conta baixa carga calórica na composição.

É ideal para acompanhar bebidas e alimentos, garantindo doçura e leveza.

Confira aqui todos os produtos da ApisNutri e se surpreenda com opções alimentícias que garantem o melhor para sua rotina.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print