Você sabe o que é dismenorreia?

Home » Suplementos » Você sabe o que é dismenorreia?
a

Cólicas, dores no corpo, problemas intestinais e irritabilidade são alguns dos sintomas de dismenorreia, condição comum para muitas mulheres no período menstrual, que pode prejudicar a produtividade e a qualidade de vida nessa fase do ciclo feminino.

A dismenorreia primária pode ocorrer no final do ciclo ovulatório, causada pela queda nos níveis de progesterona, hormônio sexual responsável por preparar o organismo para a gestação. A quantidade reduzida desse hormônio acarreta o aumento na contração e a diminuição do fluxo sanguíneo dos músculos do útero, esses fatores causam as dores chamadas cólicas menstruais.

A escassez de progesterona também leva à produção de duas substâncias com ação inflamatória. As prostaglandinas favorecem o aumento das contrações uterinas e diminuição do fluxo sanguíneo, sendo que quanto maior a quantidade dessa substância presente no útero maior é a dor causada pelas cólicas.

Enquanto os leucotrienos causam sintomas em outras partes do corpo como dores no baixo ventre, coxas, parte inferior e superior das costas. Além das dores também podem ocorrer outros sintomas como diarreia ou constipação, dores de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga, irritabilidade e aumento da frequência urinária.

Como a dismenorreia é um processo inflamatório, de origem hormonal, utilizar estratégias para diminuir a produção de substâncias inflamatórias é eficaz para prevenir e amenizar os sintomas causados por ela. Uma das alternativas é o uso de suplementos alimentares com propriedades anti-inflamatórias, que se mostram eficazes nessa tarefa sem ter que apelar para os medicamentos.

Suplementos alimentares para prevenção e tratamento dos sintomas de dismenorreia

Entre os suplementos utilizados estão os que contêm ácidos graxos essenciais (AGE), ômega 3, ômega 6 e ômega 9, gorduras que o organismo não consegue produzir. Portanto, devem ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação. Devido à sua capacidade anti inflamatória são chamadas de “gorduras boas''.

Os AGE atuam diminuindo a produção das substâncias inflamatórias, prostaglandinas e leucotrienos, pelo sistema reprodutivo feminino. Por isso, conseguem prevenir e amenizar tanto as cólicas menstruais quanto os outros sintomas associados à tensão pré menstrual.

Esses suplementos são produzidos utilizando plantas com composição rica em ácidos graxos essenciais, como:

Óleo de prímula

Suplemento alimentar produzido com as sementes da planta Oenothera biennis L., contém em maior quantidade ácido gama-linolênico (ômega 9) e outros AGE como ácido oleico (ômega 6). Substâncias anti-inflamatórias que atuam regulando a síntese de prostaglandinas, e consequentemente, dos hormônios sexuais femininos. Portanto, seu consumo auxilia na prevenção e atenuação de sintomas citados anteriormente.

Óleo de borragem

É produzido por meio da extração do óleo presente nas sementes da planta Borago officinalis, L. Também é um suplemento rico em ácido gama-linolênico (ômega 6), portanto, atua da mesma forma que o óleo de prímula no tratamento dos sintomas de dismenorreia. Além desse ácido graxo essencial, apresenta em sua composição os ácidos oléico (ômega 9) e linoléico (ômega 6).

Entre os benefícios associados a presença dessas substâncias, estão sendo investigados os seguintes:

  • anti-inflamatório;

  • antioxidante;

  • atenuação de sintomas de tensão pré menstrual, dismenorreia e menopausa;

  • melhora de outros sintomas associados aos ciclos hormonais femininos como: dores de cabeça e acne.

Nutracêuticos ApisNutri

Os suplementos alimentares da ApisNutri apresentam um alto padrão de qualidade devido a uma filosofia de melhoria contínua, incluindo a exigência na seleção dos fornecedores e um rígido controle de qualidade nos processos de fabricação e armazenagem dos produtos.

A linha de nutracêuticos conta com o Óleo de prímula e o Óleo de borragem, ambos ricos em ácidos graxos essenciais (ômegas).

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print