skip to Main Content
Você Conhece O Agar Agar? Saiba Mais Sobre Os Benefícios Da Gelatina Natural Para A Saúde E Emagrecimento.

Você conhece o agar agar? Saiba mais sobre os benefícios da gelatina natural para a saúde e emagrecimento.

Ele já é um queridinho das dietas de emagrecimento, e não é para menos. O agar agar reúne uma série de características que só geram benefícios quando o assunto é saúde e qualidade de vida.

Por isso, vale a pena saber mais sobre esse verdadeiro coringa na culinária, que colabora com uma perda de peso natural e saudável.

Mas o que será mesmo esse produto descoberto no Japão na Idade Média e que também é chamada de kanten? Veja como e por que usar essa gelatina vegetal extraída de algas, e tudo o que ela pode fazer por você!

Afinal, o que é o agar agar?

Muito se engana quem pensa que o agar agar é uma novidade. Na verdade ele foi descoberto em 1650 no Japão, ainda que meio por acaso, recebendo o nome de kantem.

Acontece que na época o cozido de algas era um iguaria comum no país e daí para a extração da gelatina de alguns gêneros de algas marinhas vermelhas foi um pulo.

Quando se vê a olho nu, o agar agar é uma substância quase transparente, um carboidrato das algas da classe Rodophyta, mais especificamente dos gêneros Gelidiela, Pterocladia, Gracilaria e Gelidium.

Essa gelatina vegetal é considerada tão saudável, que acabou se tornando a base de vários pratos, ajudando a transformar gel molhos, geleias, sobremesas e sopas entre outros.

Mas por que o agar agar ajuda no emagrecimento?

É aí que vem uma das partes mais interessantes dessa história. O agar agar é uma gelatina vegetal, totalmente natural, que não se dissolve em água fria.

Em compensação, na água quente chega a absorver até 20 vezes o seu próprio peso. Com isso, ele se torna um gel totalmente atóxico e não fermentável – e que também não é absorvido pelo organismo.

A vantagem disso é que quando é ingerido, aumenta a sensação de saciedade. Ou seja, o kantem age como inibidor de apetite, ajudando no emagrecimento de forma totalmente natural.

Por outro lado, a substância é rica em fibras (94,8%), beneficiando o intestino, o tratamento de diarreias, constipação e doenças inflamatórias do trato intestinal.

As fibras também ajudam na digestão, por isso ele também age como desintoxicante, funcionando como um poderoso detox.

Mas tem mais: o agar agar também estimula a síntese de colágeno, prevenindo contra rugas e linhas de expressão, além de hidratar a pele. Ainda por cima é rico em aminoácidos que melhoram o estresse e a ansiedade, reduzindo a sensação de “boca nervosa”.

Agar agar na culinária

Na culinária, o agar agar é um verdadeiro coringa gastronômico. Quando essa gelatina vegetariana substitui a animal, os pratos ficam menos crocantes e cremosos, porque ela é mais firme.

Além disso, o kantem também resiste bem às temperaturas mais altas, sendo ideal para preparar pratos no alto verão.

Mas se o agar agar é uma maravilha na cozinha e ainda ajuda a emagrecer, ele também tem vários outros usos.

No mundo dos cosméticos, por exemplo, ele é usado em produtos para tratamento capilar, deixando os cabelos mais macios e hidratados, ou então para a pele.

A substância também integra a composição de diversos produtos, como: pastas de dentes, batons, cremes, loções e pomadas.

  • Como usar – É muito fácil usar, mas é preciso lembrar que a substância só absorve água se ela estiver quente. Basta 1 colheirinha de chá para fazer uma xícara de gelatina vegetal. Depois é só deixar ferver por 2 minutos e misturar na receita, ainda quente.

Outros benefícios do agar agar

O agar agar é ideal para quem se preocupa com sua qualidade de vida de diversas formas:

  • Controla os níveis de açúcar no sangue, porque absorve a glicose no estômago, permitindo que passe pelo sistema digestivo sem ser absorvida;
  • Como é uma gelatina vegetal, é ótimo para dietas vegetarianas, veganas ou de restrições alimentares;
  • Não contém glúten nem lactose; é livre de amido, ovos, conservantes ou fermento;
  • Não altera o sabor dos alimentos e é totalmente atóxico;
  • Sua produção não envolve a morte de animais;
  • Serve tanto para doces quanto para salgados;
  • Livre de corantes e aditivos químicos;
  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Melhora o sono.

Viu como o agar agar emagrece e ainda é uma alternativa super saudável às gelatinas animais? Continue recebendo dicas de saúde e qualidade de vida companhando nossos posts!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
WhatsApp chat