Uxi Amarelo: quais os seus benefícios para a saúde?

Home » Suplementos » Uxi Amarelo: quais os seus benefícios para a saúde?
a

Existe uma erva brasileira que está chamando atenção internacionalmente por causa de suas propriedades medicinais: o Uxi Amarelo.

É uma árvore de origem amazônica, que pode chegar a 30 metros de altura – também conhecida como uxi-pucu, pururu, uxuá e uxi-liso. Além de ser uma planta medicinal, o Uxi Amarelo é muito utilizado na região amazônica adicionado à alimentação, como suplementação vitamínica e mineral.

Benefícios do Uxi Amarelo

Seus principais benefícios são provenientes do composto bioativo chamado bergenina, que possui efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, analgésicos, diuréticos e estimulante do sistema imunológico.

A planta é famosa por ajudar a cuidar da saúde e da fertilidade da mulher. Muito poderoso para auxiliar no tratamento de problemas uterinos como endometriose, ovários policísticos, miomas, inflamações uterinas, além de regular o ciclo menstrual e combater infecções urinárias.

Na região norte essa planta é muito utilizada por parteiras, pois acelera as contrações uterinas no trabalho de parto. Além de ser utilizada por mulheres que possuem alguma dificuldade para engravidar.

Devido ao seu poder anti-inflamatório, o Uxi Amarelo é um ótimo protetor da saúde do estômago, auxiliando no tratamento contra gastrites, úlceras e inflamações gástricas. Além disso, auxilia na diminuição do colesterol ruim e na redução da gordura do fígado (esteatose). O Uxi é também muito benéfico no tratamento de doenças cardíacas e no controle da diabetes.

A planta também pode auxiliar no tratamento de reumatismo, artrite, bursite, sinusite, asma, infecção de próstata e outras inflamações.

A parte mais utilizada da planta são as cascas do tronco, que são lascadas, secas e vendidas em lojas de produtos naturais e feiras livres. Também é possível encontrar em forma de cápsulas e pós para uso como suplementação.

Chá de Uxi Amarelo

Para fazer o chá, basta acrescentar 10 g da casca do Uxi em 1 litro de água fervente e deixar em infusão por aproximadamente três minutos. Depois, deixar descansando por aproximadamente dez minutos, coar e servir. O ideal é consumir uma xícara de chá três vezes ao dia.

É comum associar o Uxi Amarelo com outra planta medicinal, a Unha de Gato, pois as propriedades anti-inflamatórias e estimuladoras do sistema imunológico são potencializadas. Existem até alguns compostos utilizando as duas ervas juntas.

Contraindicações do Uxi Amarelo

Até o momento não estão descritos efeitos colaterais devido ao uso do Uxi Amarelo, porém é recomendado consumir com orientação de um médico, nutricionista ou fitoterapeuta. A planta jamais deve ser utilizada por gestantes, pois estimula a contração uterina; nem por mulheres que estejam amamentando, pois pode prejudicar a produção do leite.

Composto de Uxi ApisNutri

Gostou dos benefícios do Uxi amarelo? Então a ApisNutri possui um composto ideal para você!

O composto de Uxi ApisNutri, além de fornecer todos os benefícios dessa poderosa planta medicinal, é fonte de vitamina A, que auxilia no sistema imune, na manutenção da pele e na saúde da visão. Fonte de Zinco, que é um poderoso antioxidante, protetor celular, conservador dos ossos e auxiliar no sistema imune.

E, além disso, é composto por Unha de Gato e Limão, para potencializar os efeitos dessa poderosa erva que é o Uxi Amarelo.

Clique aqui e adquira já o seu.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print