Treonina: função e importância para o organismo

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O consumo de alimentos ou de produtos que promovam o bem-estar e o bom funcionamento do organismo é o foco de muita gente que busca melhorar a saúde, garantindo longevidade e envelhecimento com qualidade de vida. Conhecer as suas necessidades e os nutrientes necessários para o corpo e incluí-los no dia a dia é fundamental.

Um deles é a treonina, um aminoácido que exerce funções importantes como auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico, a formação e a estrutura da elastina e do colágeno, como também a metabolizar a gordura.

As pessoas que se empenham em ter uma rotina que vise uma dieta equilibrada para se manter saudável e prevenir o surgimento de doenças devem ter em mente que os aminoácidos, que são nutrientes responsáveis por várias funções imprescindíveis para o organismo, têm uma grande importância no desenvolvimento ósseo, cerebral e celular. Entre as principais funções da treonina estão a de estimular a glândula Timo, que produz anticorpos, e possibilitar que sejam gerados outros aminoácidos.

Os benefícios da treonina continuam em vários pontos do nosso corpo. Podemos citar ainda que esse aminoácido é fonte de energia; protege o sistema digestivo de má digestão, prisão de ventre e infecções; beneficia o sistema ósseo, atuando contra artrose, artrite, reumatismo e tendinite; melhora o funcionamento do fígado, prevenindo e combatendo o acúmulo de gordura e insuficiência hepática; e também atua na pele, ajudando no tratamento contra acne, eczema ou dermatite.

A conclusão é que, para ter a saúde equilibrada, o ideal é consumir alimentos que contenham a treonina ou usar suplementação, uma vez que ela está na relação de aminoácidos essenciais, os quais são aqueles que o organismo humano não produz sozinho e, portanto, devem estar presentes na nossa dieta para garantir os seus benefícios. Em muitos casos, os médicos recomendam o consumo adequado para aumentar os níveis de treonina, já que a deficiência desse aminoácido pode provocar gordura em excesso no fígado e problemas digestivos.

A lista de alimentos que são fontes naturais de treonina é bastante variada, entre proteínas de origem animal e vegetal, mas podemos citar alguns mais acessíveis, como frango, peixe, porco, fígado, ovos, camarão, lacticínios (leite, queijo e iogurte), feijão, lentilha, abacate, morango, aveia, berinjela, acelga, brócolis, derivados de soja, sementes (girassol, abóbora, chia e linhaça), castanha de caju e amêndoas. Em alguns casos, seja de deficiência de treonina ou para prevenção de doenças, a suplementação é recomendada.

Na ApisNutri você encontra o MAG-4 com Treonina, um mix de sais de magnésio com o aminoácido essencial, que atua em mais de 300 reações bioquímicas do organismo. Trata-se de um suplemento alimentar que viabiliza o metabolismo de proteína, carboidrato e gordura e auxilia no funcionamento cerebral e cognitivo, entre outras funções.

Saiba mais aqui.

Por Denise Vilar

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