Treinou demais? Saiba tudo sobre a fadiga muscular

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Apesar de ser mais frequente em atletas, a fadiga muscular pode afetar qualquer pessoa que pratica alguma atividade física. Geralmente, ela envolve sintomas como dores, fraqueza, cansaço e queda no desempenho quando o músculo enfrenta um esforço maior que sua capacidade ou, então, porque não teve tempo para se recuperar.

Por outro lado, a fadiga muscular pode indicar que a musculatura não está recebendo a quantidade de nutrientes adequada para se manter forte. Como resultado, os músculos se contraem, apresentam cãibras ou ficam mais fracos.

Como evitar e prevenir a fadiga muscular

Há uma série de boas práticas que são muito úteis para evitar a fadiga muscular e garantir a manutenção da saúde durante as atividades físicas, sejam elas intensas ou leves. Nesse sentido, vale a pena prestar atenção nos seguintes pontos:

Cuidar da alimentação

Uma alimentação adequada, tanto antes quanto depois dos exercícios físicos é fundamental para evitar problemas relacionados aos músculos, como dores e cansaço. Sendo assim, vale a pena investir em alimentos com carboidratos e ricos em aminoácidos antes do treino, uma vez que eles ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a eliminar as toxinas do corpo.

Aquecer-se antes dos exercícios

Fazer um bom aquecimento antes das atividades físicas é uma das maneiras mais simples e eficientes de evitar a fadiga muscular. Contudo, é preciso ter atenção em relação ao aquecimento, isto é, se ele é o mais indicado para o tipo de exercício que será feito. Vale lembrar que, além de proteger os músculos, o aquecimento ajuda a evitar lesões durante os treinos.

Descansar durante a atividade física

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, descansar durante uma prática de atividade física é um fator-chave para que os melhores resultados sejam obtidos. Por isso, para evitar a fadiga muscular e garantir que o corpo esteja preparado, a recomendação é descansar antes da próxima série de repetições. Além disso, o relaxamento entre os treinos não deve ser negligenciado. Por exemplo, se no dia seguinte o corpo ainda estiver cansado, é melhor dar um passo para trás e aumentar o período de repouso para que a recuperação seja completa.

Caso contrário, corre-se o risco de sobrecarregar os músculos, ocasionando lesões.

Hidratação na medida certa

Tomar bastante água durante as atividades físicas é essencial para que os músculos e todo o resto do organismo estejam preparados para o treino. Bebidas que contenham eletrólitos podem ser uma boa opção, pois ajudam a repor os níveis de nutrientes e de água no corpo.

Suplementos

Os suplementos têm um importante papel no combate à fadiga muscular, especialmente, porque são muito funcionais quando o assunto é melhorar o desempenho dos músculos. No entanto, é sempre bom lembrar que não se deve depender exclusivamente desses produtos para proteger os músculos ou garantir a nutrição. Os suplementos de fadiga são excelentes aliados das rotinas de exercícios quando a pessoa também cuida da alimentação, do descanso e da recuperação muscular.

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