Que alimentos consumir no inverno?

Home » Alimentação Saudável » Que alimentos consumir no inverno?
a

O inverno chegou e, com a queda nas temperaturas, muitas pessoas costumam relatar que a fome aumenta. Isso acontece basicamente porque o corpo acaba precisando gastar mais da sua reserva de energia para se manter aquecido.

Porém, não é porque a fome aumenta que se deve, necessariamente, perder de vista a alimentação saudável, já que ela é um pilar muito importante para a qualidade de vida em geral. Há alguns alimentos que podem ser excelentes aliados para quem quer se alimentar bem durante o inverno sem deixar a saúde de lado.

ALGUNS ALIMENTOS PARA SE CONSUMIR DURANTE O INVERNO

Temos a seguir uma lista com alguns alimentos excelentes para serem consumidos durante a estação mais fria do ano:

Chás

Os chás, em geral, podem ser consumidos gelados, mornos ou quentes. Aproveitando a baixa na temperatura, vale investir em preparos quentes desta bebida tão versátil e com tantos sabores disponíveis. Chás como o chá-preto, o chá-verde e o chá-branco são ótimas fontes de antioxidantes e, portanto, auxiliam diretamente na manutenção da imunidade, reforçando as defesas naturais do corpo e evitando doenças típicas de inverno.

Frutas

O consumo de frutas não pode parar durante o inverno. A acerola, a laranja, o morango e a mexerica, por exemplo, são ricos em Vitamina C, sendo uma forte aliada para em tempos mais frios, já que ela atua protegendo tanto as mucosas quanto as células imunes do organismo. A pera, por sua vez, é rica em fibras e é fácil de ser digerida pelo corpo. Para quem está em processo de emagrecimento, vale saber que a pera ainda auxilia na redução do apetite. Já para quem luta contra o diabete, a pera possui um índice glicêmico baixo, sendo uma das frutas que menos causa o aumento de açúcar no sangue.

Verduras, legumes e vegetais em geral

Dentre os muitos vegetais bons para serem consumidos durante a estação mais fria do ano figuram o inhame, a berinjela, o palmito, a batata-doce e a cenoura. O inhame é fonte de Vitamina B6, que atua quebrando o que os especialistas chamam homocisteína e nada mais é do que um aminoácido capaz de danificar as paredes dos vasos sanguíneos quando presentes em excesso.

A berinjela é rica em tripsina e, portanto, auxilia na diminuição do metabolismo de células maléficas ao organismo, além de ser uma boa fonte de fibras. O palmito é um grande aliado da saúde óssea, diminui a retenção de líquido – comum no inverno – e reforça o sistema imunológico. A batata-doce é bastante conhecida por fornecer energia por meio de carboidratos saudáveis, ou seja, sem que o seu consumo aumente muito o nível de açúcar no sangue. Por fim, a cenoura possui betacaroteno em sua composição, que ajuda a manter a saúde das mucosas.

Sopas

Algumas aproveitam logo o frio para iniciar o preparo de sopas e esta é, realmente, uma boa saída para ajuda a esquentar e, de quebra, manter a alimentação saudável em dia, já que é comum que legumes, verduras e outros vegetais ricos em minerais e vitaminas componham as sopas.

Aqui, para que este prato não se torne gorduroso demais, vale evitar preparos que ganhem cremosidade por queijos, por exemplo. Aliás, para quem não quer renunciar a uma refeição cremosa nem da alimentação saudável, uma boa opção é a sopa de ervilha. Vale acrescentar, ainda, as carnes, dando preferência para os cortes mais magros e garantindo uma porção de proteína.

APISNUTRI

A ApisNutri é uma empresa focada em qualidade, que oferece aos seus clientes as melhores soluções em suplementação e alimentação saudável por meio de mais 200 produtos capazes de atender às mais diversas necessidades.

O trabalho desenvolvido pela ApisNutri é cercado por qualidade e inovação, sempre pensando na qualidade de vida dos clientes.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print