Qual a quantidade de cálcio que o organismo necessita diariamente?

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Você sabia que o cálcio é um mineral encontrado em grande quantidade em nosso organismo? Isso porque o cálcio está em 99% dos nossos ossos e dentes. Apesar disso, ele é encontrado dentro e fora das nossas células e também na nossa corrente sanguínea.

Representado na tabela periódica pelo símbolo Ca, o cálcio é fundamental para o organismo e metabolismo. Para nutrir o corpo com este elemento, é necessário fazer a ingestão de alimentos que contenham cálcio ou, então, realizar a suplementação alimentar.

Para entender melhor os benefícios deste mineral e também descobrir qual a quantidade de cálcio que o organismo necessita diariamente, acompanhe os tópicos a seguir.

A importância do cálcio para o organismo

O cálcio é necessário para manter a saúde de ossos e dentes, pois colabora para a sua formação e também para a sua preservação, ou seja, fortalece e protege ossos e dentes contra quebras e fraturas.

Como citado anteriormente, 99% do cálcio está armazenado em nosso esqueleto. Dessa forma, ele é fundamental para prevenir osteoporose e aumentar a densidade óssea, principalmente em mulheres na menopausa.

De acordo com as necessidades do corpo humano, o cálcio é liberado para a corrente sanguínea, por isso também atua na coagulação do sangue e minimiza quadros de hemorragia, por exemplo.

Cabe lembrar que esse mineral é um poderoso aliado para o funcionamento e desenvolvimento muscular, junto a vitamina D e ao magnésio. Isso porque ele estimula a contração e, por isso, aumenta a potência dos músculos.

Para completar, o cálcio também atua como um coadjuvante no metabolismo energético do corpo humano. Isso significa que o cálcio ajuda a modular o ganho de peso e até mesmo reduzir a produção de tecido adiposo.

A quantidade de cálcio diária necessária

De acordo com especialistas, a ingestão diária recomendada (IDR) de cálcio pode variar de acordo com a faixa etária e sexo do indivíduo. No entanto, de forma geral as pessoas adultas, incluindo gestantes, devem ingerir em média 1000 mg ao dia.

Em quais alimentos encontrar cálcio?

Por meio de uma dieta balanceada, as pessoas adultas conseguem consumir aproximadamente 70% da recomendação diária de cálcio. Embora tenha uma grande concentração deste importante mineral, se engana quem pensa que o cálcio está presente somente no leite e derivados. Esse mineral pode ser encontrado também em vegetais, como agrião e espinafre, no grão-de-bico, na linhaça e em peixes, como a sardinha.

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