Qual a importância em cuidar da saúde do intestino?

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A saúde intestinal influencia o organismo todo, sendo diretamente relacionada com o funcionamento adequado do sistema digestivo, endócrino, imunológico e nervoso. Além de auxiliar na prevenção de doenças crônicas, incluindo a depressão. Outros aspectos afetados pela saúde do intestino são:

Nutrição adequada do organismo

O corpo utiliza muitos nutrientes no seu metabolismo, por isso, a sua absorção adequada é indispensável. O intestino saudável é importante tanto para absorção de nutrientes, por meio da digestão, quanto para a produção de vitaminas, feita por bactérias que habitam esse órgão.

Algumas bactérias e fungos que fazem parte da flora intestinal, ao utilizarem fibras como fonte de energia, produzem substâncias necessárias ao organismo humano, são elas: vitamina K e vitaminas do complexo B (B1, B2, B6 e B12).

Imunidade

Manter a quantidade equilibrada de bactérias boas e ruins presentes no intestino, fortalece a barreira intestinal, responsável por impedir a passagem de substâncias prejudiciais para a corrente sanguínea. Isso porque, a passagem de partículas indesejadas, provocam reações negativas causando prejuízos para o sistema imunológico. Além disso, a microbiota intestinal equilibrada diminui o risco de infecções, pois favorece o controle da quantidade de bactérias patogênicas presentes nesse órgão.

Prevenção de doenças

O consumo adequado de fibras, e consequente melhora na flora e saúde intestinal, também é importante para a prevenção e tratamento de Doenças Crônicas não transmissíveis. Devido aos seus benefícios que incluem o favorecimento no controle da pressão arterial, índice glicêmico (açúcar no sangue) e colesterol. Além disso, auxilia no processo de emagrecimento.

Todas essas vantagens atuam na diminuição do risco de desenvolvimento de doenças como Diabetes Mellitus, Hipertensão, Doença, Cardíacas, além de desordens gastrointestinais, como constipação e câncer intestinal.

Saúde mental

O desequilíbrio da flora intestinal, também chamado disbiose, influencia na saúde mental, pois aumenta o risco de desenvolvimento de depressão. Isso ocorre devido a diversos fatores, incluindo a conexão entre o intestino e o sistema nervoso, conhecido como eixo intestino-cérebro.

Essa rede de comunicação permite a comunicação direta entre esses dois sistemas, por isso o intestino chega a ser considerado o “segundo cérebro”. Por esses motivos, a saúde do intestino está relacionada com a prevenção e redução nos sintomas de depressão.

Hábitos benéficos da saúde intestinal

Existem vários cuidados que favorecem a saúde do intestino, equilibrando a sua flora e melhorando o seu funcionamento. São eles:

Alimentação equilibrada

Manter uma alimentação saudável é o fator mais significativo para a manutenção da saúde do intestino. Sendo imprescindível o consumo de quantidade adequada de fibras, além das solúveis (prebióticos), devem ser consumidas fibras insolúveis, que não são consumidas pelas bactérias intestinais, e melhoram a formação do bolo fecal e o trânsito intestinal adequado. Além disso, é preciso controlar a ingestão de alimentos industrializados, gordurosos e açucarados. Consumir quantidades adequadas de água, gorduras boas, como do azeite e abacate, frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Consumo de probióticos

Além do consumo de fibras, chamadas prebióticos, o consumo de probióticos também favorece o equilíbrio da flora intestinal. Os probióticos são alimentos ou suplementos que contêm bactérias benéficas ao intestino. Incluem produtos fermentados como o iogurte natural, o kefir e a kombucha

Além de suplementos alimentares disponibilizados em cápsulas ou sachês.

Exercício físico e sono

A prática regular de exercícios físicos e o sono em quantidade e qualidade adequadas também influenciam a saúde do intestino.

Seven Fiber Apisnutri

O suplemento alimentar Seven Fiber da Apisnutri apresenta um mix com sete fibras, incluindo solúveis e insolúveis. Sua formulação contém inulina, polidextrose, farinha de aveia e fibra de maçã. Além disso, não contém calorias, açúcares, aroma, sabor e 100% de dissolução em líquidos. Tornando um ingrediente versátil para utilizar em suas receitas ou adicionado em alimentos e bebidas.

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Por Laís Grilo

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