Qual a importância dos antioxidantes para a saúde?

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A inclusão de alimentos ricos em substâncias antioxidantes nas refeições é essencial para a manutenção da boa saúde. Isso porque eles funcionam inibindo os chamados “radicais livres”, retardando assim o processo de envelhecimento das células e prevenindo diversas doenças.

Os antioxidantes têm a função de neutralizar a atividade dos “radicais livres”, que interfere no funcionamento normal das células. O excesso de “radicais livres” provoca mudanças estruturais e metabólicas que alteram a fisiologia celular e podem colocar nosso organismo em risco de desenvolver doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e pulmonares, diversos tipos de câncer, doenças, como Alzheimer e Parkinson, dentre outras, além de estimular o envelhecimento precoce.

A superprodução de radicais livres no corpo pode ser causada por situações estressantes, físicas e psicológicas, como, por exemplo, exposição ao sol, uso de tabaco, exposição à poluição, entre outros. Esses exemplos se destacam por produzir “radicais livres” no organismo, comprometendo as moléculas responsáveis ​​por manter o bom funcionamento das células.

Os antioxidantes são, ainda, mais preventivos do que curativos, por isso são tão importantes para a saúde. Contudo, quando o consumo de alimentos naturais for baixo, e a quantidade de “radicais livres” gerados for maior que a capacidade antioxidante do organismo, desenvolve-se o que denominado “estresse oxidativo”. Dessa forma, a oxidação ocorre cada vez mais, e muitos estudos a relacionam ao desenvolvimento de doenças, conforme mencionado acima.

Felizmente, os alimentos que nos fornecem antioxidantes são facilmente encontrados em vegetais e frutas. Veja uma lista com determinados antioxidantes e alguns alimentos nos quais podem ser encontrados:

Carotenoides – presentes em frutas como manga, damasco, mamão, melancia, tomate e em outros vegetais como abóbora, cenoura, espinafre, acelga, brócolis, repolho e rúcula;

Vitamina C – encontrada em laranjas, limões, abacaxis, tangerinas, cerejas, morangos, goiaba, kiwi, couve-flor, pimentão;

Vitamina E – integrada em nozes, amêndoas, sementes, óleos vegetais, agrião; chá verde, uvas, soja, cacau, alho, cebola, selênio, Castanha do Brasil, ovos, queijo.

Por esses e outros motivos, ter uma alimentação variada e natural ajudará o organismo a superar o estresse oxidativo e evitar doenças. Mas, atenção! A maioria dos alimentos perde sua capacidade antioxidante quando cozido, por isso recomenda-se o consumo in natura.

É importante lembrar que existem muitos outros alimentos ricos em antioxidantes. Logo, o melhor é dispor de um cardápio rico e variado.

Óleo de Semente de Uva da ApisNutri é rico em ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9, EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico), que ajudam a reduzir e controlar os níveis de triglicerídeos no sangue. Sua fórmula também contém a presença da vitamina E, que atua como uma forte antioxidante, auxiliando o organismo a combater os danos causados ​​pelos “radicais livres”, bem assim, cuidando da sua saúde.

Saiba mais aqui.

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