Qual a importância do ferro para a saúde?

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Sentir muito cansaço e ficar sem fôlego ao tentar realizar atividades simples, como subir alguns degraus de escada e fazer caminhada, podem ser sinais de que o organismo precisa de ferro.

Ele é um mineral que tem uma grande importância para o funcionamento do nosso corpo por ajudar no transporte do oxigênio. Essa deficiência nutricional é bem comum, portanto, é bom estar alerta para alguns desses sinais que podem indicar a escassez de ferro e procurar por alimentos e suplementos ricos nesse nutriente ou, dependendo da intensidade dos sintomas, ir em busca de um médico.

Para entender melhor a importância do ferro para nossa saúde, é bom saber que ele é um componente importante da hemoglobina, substância que está nos glóbulos vermelhos, cuja função é transportar oxigênio pelo sistema circulatório. A ingestão insuficiente de ferro, portanto, prejudica esse processo, causando anemia, caracterizada por baixas taxas de hemoglobina no sangue.

Nem sempre dá para perceber se há deficiência de ferro no organismo, até que apareçam os sintomas, que devem ser encarados como um alerta. Além do cansaço, da fadiga e da indisposição para atividades físicas, os sintomas da anemia podem incluir falta de ar, palidez, mãos e pés frios, batimentos cardíacos acelerados, dificuldade de concentração e até unhas fracas e queda de cabelo.

Se você perceber que esses sinais estão frequentes, o ideal é procurar um médico para um diagnóstico preciso, que pode ser obtido por meio de um exame de sangue. Níveis baixos de glóbulos vermelhos podem afetar todo o organismo, inclusive o sistema imunológico, o que pode acarretar uma série de problemas de saúde.

A necessidade de ingerir mais ferro pode acontecer em qualquer idade, seja em bebês, crianças, adultos e idosos. Ao chegar na adolescência, devido à menstruação, as mulheres passam a ser o grupo que precisa de uma quantidade maior de ferro. As grávidas têm que estar atentas e conversar com o ginecologista durante o pré-natal sobre a necessidade de exames para detectar deficiência de ferro, já que nesse caso há risco de parto prematuro ou de baixo peso e estatura do bebê.

Em muitas situações, uma mudança nos hábitos alimentares pode trazer de volta os níveis satisfatórios desse nutriente no organismo. O importante é preparar uma dieta em que possam estar presentes alimentos como as leguminosas, que inclui feijão, lentilha e grão-de-bico, como também peixe, carne de suínos, gado e aves, principalmente miúdos e fígado, sem esquecer a importância de legumes e folhas verdes-escuras, a exemplo de agrião e couve. É essencial ainda saber que alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A favorecem a captação do ferro. Entre esses alimentos estão a abóbora, cenoura, manga, ovos e espinafre.

Mesmo seguindo uma dieta, o nutriente absorvido com a ingestão desses alimentos pode ser insuficiente para aumentar a taxa de hemoglobina no sangue, o que é possível ser alcançado com a suplementação.

Suplemento Mineral de Ferro Quelato, da Apisnutri, é considerado uma boa alternativa para quem enfrenta deficiência de ferro, por trazer uma série de benefícios ao organismo, auxiliando na formação das células vermelhas, ajudando no metabolismo energético, possibilitando o transporte do oxigênio pelo organismo, atuando no processo de divisão celular e favorecendo o funcionamento do sistema imune.

Por Denise Vilar

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