Qual a importância do colágeno para o organismo?

Home » Colágeno » Qual a importância do colágeno para o organismo?
a

Responsável por totalizar 30% da parte proteica do corpo humano, o colágeno está presente em praticamente toda a constituição física.

Na presença da vitamina C e de outras substâncias ele é produzido pelas próprias células do tecido conjuntivo. Trata-se de uma proteína com função estrutural e, portanto, é encontrada em ossos, cartilagens e tendões.

Por mais que sua produção aconteça por toda a vida do indivíduo, é comum que decaia entre a faixa dos 18 e 30 anos e com ainda menor incidência ao chegar nos 40 anos. Para isso, é indicada a suplementação da proteína a fim de garantir a saúde de cabelos, unhas e dos tecidos do corpo em geral.

O que é colágeno?

O colágeno possui a estrutura de uma proteína, em que três aminoácidos (glicina, prolina e hidroxiprolina) formam um conjunto de tripla hélice. Isso só é possível pela união de mais de 1000 aminoácidos conectados entre si. Essa organização forma uma substância com grande capacidade de reter água, rígida estrutura e com grande força de tração. Atualmente são conhecidos 28 tipos de colágenos e o tipo I é o mais abundante no organismo, encontrado na pele, dentes e ossos. O tipo II faz presença na cartilagem. Já o tipo III está nos músculos, vasos sanguíneos e também na pele. Os demais tipos se espalham entre a construção de outros tecidos do corpo humano.

Qual a função do colágeno?

A elasticidade e resistência são as características de uma das principais ações do colágeno no organismo. Esse fortalecimento envolve os movimentos realizados pelo corpo, que necessitam de flexibilidade e força para acontecerem. Outra função envolve o desgaste dos ossos, pois com sua ação na cartilagem, garante o bom funcionamento das articulações. Além disso, o colágeno é responsável pela estética da pele, pois garante a integridade estrutural que o tecido necessita.

Qual a importância para o organismo?

O colágeno em geral age no sistema articular, como cartilagens, articulações e tendões, garantindo a força que a estrutura precisa para sua finalidade. Cada tipo possui benefícios específicos para uma área de atuação. Por meio de seu consumo é possível auxiliar no tratamento de doenças como artrite, artrose e osteoporose.

O uso de colágeno hidrolisado também pode atuar na redução dos sinais do envelhecimento cutâneo e assim melhorar a aparência da pele, reduzindo linhas de expressão e evitando o aparecimento de rugas.

Fatores que reduzem o colágeno no corpo

Alguns fatores podem prejudicar a produção do colágeno ao longo da vida. São alguns exemplos: presença excessiva de radicais livres, exposição severa ao sol, falta de alimentação balanceada, uso de cigarro e bebidas alcóolicas.

Quando utilizar colágeno?

Usualmente, pessoas a partir dos 50 anos fazem uso do colágeno para tratamento de problemas de saúde. Como a produção começa a desacelerar antes dessa idade, o recomendado é que se inicie a suplementação na faixa dos 30 anos, ainda mais se a dieta é fraca nessa proteína. Para conferir as taxas de colágeno no organismo é sempre recomendada a visita a um profissional especializado, como um nutrólogo. Além disso, entender qual tipo é mais adequado para o que está buscando é fator essencial para ter sucesso com o suplemento. Seja para fins estéticos, esportivos ou para melhorar o bem-estar, o colágeno certamente pode se tornar um aliado para uma vida mais plena.

Produtos com colágeno da ApisNutri

A ApisNutri fornece uma gama de opções para quem quer aproveitar os benefícios do colágeno. A linha Colágeno Trio Complex com Verisol pó instantâneo, está disponível em quatro sabores e une três componentes vitais para o fortalecimento do organismo – os colágenos (colágeno hidrolisado tipo I + peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado Verisol + colágeno não hidrolisado tipo II) e uma seleção exclusiva de vitaminas e minerais.

Também existem opções de colágeno sob a forma de cápsulas e comprimidos, que contam estrategicamente com um mix de vitaminas e minerais em sua composição, favorecendo o desempenho do colágeno no organismo.

Confira as opções disponíveis aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print