Qual a importância de uma boa noite de sono?

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Embora o fato de ter boas noites de sono seja um dos pilares necessários para ter uma vida mais saudável, a verdade é que, com as rotinas cada vez mais corridas e atarefadas, nem todo mundo consegue dormir tão bem quanto deveria e ainda há quem não saiba ao certo quais são os verdadeiros benefícios que esse hábito traz ao organismo.

A IMPORTÂNCIA DE DORMIR BEM

É enquanto o corpo humano está entregue ao sono que algumas funções importantes para o funcionamento regular e saudável do organismo acontecem, como é o caso do crescimento e reparação dos tecidos musculares e de outros tecidos, da regulação do metabolismo e da síntese das proteínas ingeridas ao longo dia, por exemplo.

Como se pode notar, dormir bem vai muito além de repor as energias, apesar de que esse também é um ponto muito importante a ser considerado para que se tenha uma vida mais saudável.

Uma pesquisa realizada pela organização internacional Endocrine Society revelou que com uma boa rotina de sono evita que os riscos de se ter fraturas e osteoporose sejam aumentados, já que é enquanto dormimos que o esqueleto humano se renova.

Para quem vem apresentando estresse e um nível de irritabilidade mais alto do que o normal, vale a pena analisar a qualidade do sono que tem tido, já que isso também é fundamental para a correta regulação do humor.

Dormir menos do que deveria ou acordar demais durante a noite pode deixar o organismo vulnerável a problemas de ordem psicológica, a alterações importantes no sistema imunológico e, portanto, a doenças, como é o caso do diabetes.

DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO

Agora que já se sabe o quão importante é dormir bem, chegou o momento de aprender com algumas dicas simples, porém eficazes, de fazer o que os especialistas chamam de higiene do sono para, enfim, passar a dormir melhor:

  1. Criar uma rotina de sono: uma dica bacana para quem quer dormir melhor é criar uma rotina que auxilie a mente e o corpo a entenderem que está na hora de repor as energias que serão necessárias para o dia seguinte. Vale definir um horário fixo para dormir e antes dele programar uma série de eventos mais tranquilos, como, por exemplo, tomar um banho relaxante, escovar os dentes e ler um bom livro (de preferência físico).

  2. Diminuir a luminosidade do ambiente: outro hábito muito bem-vindo quando o assunto é higiene do sono é baixar o teor de luminosidade do ambiente pelo menos uma hora antes daquela que foi estabelecida para dormir. Uma boa dica é apostar no uso exclusivo da iluminação indireta dos abajures neste momento, por exemplo, deixando um clima mais aconchegante na casa.

  3. Evitar o uso do celular imediatamente antes de dormir: as luzes dos celulares são estimulantes e isto, por óbvio, atrapalha muito o organismo a liberar o hormônio do sono, ou seja, a melatonina, na hora certa. Aqui também vale a regra de pelo menos uma hora antes de dormir para deixar o celular de lado.

  4. Tomar cuidado com a ingestão de café: para quem gosta de café, é preciso ter em mente que, por ser uma bebida estimulante, é essencial que a última xícara do dia seja ingerida no máximo logo após o almoço. Esta regra se deve ao fato de que o café permanece no sangue por cerca de nove horas após ingerido.

  5. Consumir alimentos mais leves antes de deitar: é importante evitar o consumo de alguns tipos de comida à noite, como, por exemplo, os carboidratos simples e as gorduras, dando preferência para refeições mais leves e que ajudem o corpo a relaxar, como pepino e alface.

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