Qual a importância da Vitamina E para o organismo?

Home » Vitaminas » Qual a importância da Vitamina E para o organismo?
a

As vitaminas são classificadas como micronutrientes que ajudam proteínas – denominadas enzimas – no controle das atividades celulares, auxiliando na manutenção da saúde do organismo humano. Elas são extremamente necessárias para fortalecer o sistema imune, fornecer energia e, também, auxiliar no processo de desintoxicação e no restabelecimento da saúde em casos de enfermidades. O corpo necessita dessas vitaminas, mas ele não é capaz de produzi-las, para suprir essa necessidade elas devem ser adquiridas por meio de uma alimentação equilibrada.

A Vitamina E possui diversos componentes com atividades antioxidantes similares. Ela é constituída por um conjunto de oito compostos, quatro deles pertencem à família dos tocoferóis (α, β, γ e δ) e os outros a família dos tocotrienóis (α, β, γ e δ) . Entre os integrantes tocoferóis, o α-tocoferol é apontado como sendo o mais potente em sua ação antioxidante.

Em meados do ano de 1968 a vitamina E foi reconhecida pela Food and Nutrition Board do National Research Council, como um nutriente essencial para os seres humanos, o que demonstra a grande importância da sua presença nas dietas e alimentação diária dos indivíduos.

O tocoferol é uma molécula que apresenta grande apolaridade com afinidade pela fase lipídica dos alimentos. Esse composto desativa os radicais livres por meio da doação de uma molécula H+ fenólico e um elétron. Além disso, pesquisas vêm demonstrando que o tocoferol auxilia na estabilidade da membrana devido à sua atividade antioxidante.

A vitamina E é um nutriente essencial que desempenha uma ação significativa em diversas funções biológicas. Ela atua diretamente na membrana plasmática, doando elétrons às células e impedindo a lesão das membranas por alguma substância tóxica. Segundo pesquisas conduzidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma dosagem de 20 mg de vitamina E/kg de alimento é a recomendação adequada para o funcionamento normal do corpo.

Esse composto é considerado o principal antioxidante lipossolúvel que é capaz de prevenir danos celulares. O α-tocoferol, desde o fim da década de 80, é reconhecido como um antioxidante lipídico solúvel em gordura e sua disponibilidade na dieta se mostrou mais eficaz que sua adição exógena.

A vitamina E pode ser encontrada na gordura dos vegetais, sendo a maior fonte nos óleos vegetais não processados. Pode ser encontrado em alta concentração na semente de algodão, soja, girassol, germe de trigo e nozes. Ademais, alimentos como óleo de semente de açafrão, soja, azeite de oliva, linhaça, coco, banana, couve, manteiga e amendoim, apresentam uma quantidade razoável dessa vitamina. Alimentos de origem animal e carne contêm uma quantidade mínima de vitamina E.

O processo de cozinhar e processar os alimentos reduz a vitamina E que é sensível ao calor, alcalinidade, luz, ar e congelamento. Outro fator que pode influenciar é a moagem dos grãos que causa uma perda de até 80% da vitamina. Devido a isso, o ideal é o consumo de óleos com extração a frio e os não refinados.

Pesquisas na área médica publicadas no The Journal of Pain, indicam que a carência de vitamina E pode causar uma dificuldade nos reflexos e coordenação motora, dificuldade no ato de caminhar, enfraquecimento dos músculos, irregularidades na transmissão dos impulsos neurais, comprometimento da resposta imunológica e problemas na retina.

Estudos recentes também tem relacionado a vitamina E com a redução do risco de trombose arterial e a doença isquêmica aterosclerótica. O efeito anticoagulante do alfa-tocoferol ajuda na prevenção do tromboembolismo venoso e do câncer.

A vitamina E proporciona inúmeros benefícios ao corpo humano, além de ser um composto essencial para o correto funcionamento do mecanismo celular. Atua como um excelente antioxidante e tem se mostrado capaz de ajudar em várias doenças recorrentes. Além das várias fontes naturais em que ela pode ser encontrada pode se ainda fazer a sua suplementação, sempre orientada por um profissional de saúde, o que garantirá uma correta indicação e uso.

A Apisnutri conta com diversos produtos que ajudam a manter o indivíduo mais saudável, dentre eles a Vitamina E, que atua como um potente agente antioxidante, garantindo uma ação protetora às células e ao organismo. A embalagem contém 60 cápsulas, de 500mg de vitamina E, recomendada por porção.

Para mais informações, clique aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print