Qual a importância da hidratação durante o treino

Home » Exercícios » Qual a importância da hidratação durante o treino
a

Beber água é importante para o dia a dia de todas as pessoas e, durante o treino, torna-se mais evidente a relevância da hidratação correta para que o corpo e a mente mantenham o bom funcionamento e seja possível obter o desempenho desejado.

No momento da prática do exercício, o corpo elimina uma grande quantidade de suor, de modo que nutrientes importantes são perdidos – como os eletrólitos. A falta dessas substâncias pode causar a hiponatremia, uma disfunção responsável por dores de cabeça, vômitos, diarreias, fraqueza e espasmos musculares, devido ao baixo nível de sódio no organismo. Além disso, essa perda de água aumenta o ritmo cardíaco por causa da diminuição do volume sanguíneo.

Afora a ausência de eletrólitos, a desidratação dificulta o desenvolvimento das fibras musculares. Isso porque, 75% da composição dos músculos é água e, além disso, o transporte de proteínas, oxigênio e glicose é feito pela hidratação, o que significa que a ausência de água reflete diretamente na carência de energia e matéria-prima para a composição das fibras, como resultado, a realização e o resultado do treino são prejudicados.

Por fim, não beber água corretamente pode debilitar o funcionamento do cérebro, de modo que as coordenadas enviadas para a execução de movimentos perdem a excelência.

Vantagens da hidratação

A boa hidratação é importante, não apenas para evitar consequências como tonturas, problemas renais, mas por garantir benefícios para o exercício e para a saúde física e mental. Desse modo, permite o desempenho adequado do cérebro e das habilidades motoras, ajudando na realização de movimentos, como a contração, aprimorando a construção das fibras musculares, melhorando os níveis de energia e potencializando os resultados do treino. Além disso, o consumo de água auxilia na termorregulação do corpo, mantendo-o numa temperatura adequada.

Formas de se hidratar

A consciência de que a hidratação deve estar presente no cotidiano precisa ser firmada, de modo que, independentemente da rotina de treinos, diariamente, a ingestão de 2 a 2,5 litros de água é importante para manter o corpo saudável.

No entanto, ao praticar exercícios, a recomendação é que consumo de água seja menor, girando em torno de 400 ml e 600 ml duas horas antes de iniciar os treinos, enquanto que, no decorrer da atividade, a cada 15 minutos, ingerir entre 100ml e 250ml de água é o suficiente para que o desempenho e os resultados sejam de qualidade. Ao final do treino, é importante voltar a hidratar-se, bebendo o equivalente ao que se perdeu em peso corporal durante a execução dos exercícios.

A hidratação é imprescindível para a competição em alto nível, então, não beber água está fora de cogitação para o desempenho das atividades.

ApisNutri

A ApisNutri é uma empresa com sede em Mandaguari, no Paraná, que comercializa suplementos, nutracêuticos e alimentos que oferecem benefícios funcionais e nutricionais.

Entre esses suplementos está o Magnésio Dimalato Apisnutri, que atua no fornecimento de magnésio para o corpo, favorecendo o funcionamento muscular e neuromuscular, o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras e auxiliando no metabolismo energético e no equilíbrio eletrolítico do organismo, sendo indispensável para atletas que desejam alcançar os melhores resultados.

Clique aqui para mais informações.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print