Qual a função do fósforo no organismo?

Home » Suplementos » Qual a função do fósforo no organismo?

O fósforo é um dos minerais com maior número de funções no organismo humano. Além disso, é o segundo mais abundante. É essencial para a saúde, devido à sua participação em muitos processos biológicos vitais, além de fazer parte da estrutura de vários tecidos.

Pela sua importância, a carência desse mineral pode acarretar problemas diversos, entre eles: perda de apetite, falta de energia, fraqueza muscular, e problemas ósseos como dores e fraturas.

O fósforo está presente em muitos alimentos, incluindo fontes de origem vegetal e animal, entre eles: cereais, frutas, farinha de trigo integral, ovos, leite e derivados. Por esse motivo a sua carência é rara.

A deficiência branda desse mineral pode acontecer por uma dieta desequilibrada com baixa ingestão de fósforo. Enquanto as deficiências severas são causadas por problemas de saúde mais graves, como desnutrição severa, cetoacidose diabética e diarreia crônica.

Entre as funções do fósforo podemos destacar algumas mais significativas, são elas:

Formação dos ossos e dentes

A grande parte do fósforo presente no corpo faz parte da estrutura óssea, atuando em conjunto com o cálcio, o mineral confere rigidez e força para os ossos, permitindo sua sustentação. Também faz parte da composição dos dentes, sendo indispensável para sua saúde.

Produção de energia

O fósforo também faz parte da estrutura de substâncias essenciais para o metabolismo energético, (produção e utilização de energia), portanto, é indispensável para a obtenção da energia(calorias) necessária para a vida.

Regulação do PH

O fósforo atua na ativação de enzimas responsáveis por controlar o PH dos fluidos corporais e permitir reações químicas essenciais para o funcionamento do organismo, esse processo é chamado de equilíbrio ácido-base.

Contração muscular

O mineral atua no processo de contração muscular, sendo essencial para a força e funcionamento adequado dos músculos.

Impulsos nervosos

O funcionamento do sistema nervoso, cérebro e nervos, depende da presença do fósforo, que atua na propagação dos impulsos nervosos.

Metabolismo de nutrientes

O fósforo tem participação no metabolismo dos macronutrientes, sendo importante para a absorção de carboidratos, metabolismo de lipídeos, proteínas e carboidratos.

Formação do material genético

O fósforo também faz parte de moléculas presentes no DNA, chamadas nucleotídeos, sendo indispensável para a reprodução do material genético.

Formação da membrana das células

O mineral também faz parte de substâncias que compõem a membrana plasmática das células, participa dos processos de transporte de substâncias entre o interior e o exterior, sendo essencial para as funções celulares.

Suplemento mineral

O Suplemento Mineral de Fósforo ApisNutri apresenta 700 mg de fósforo, em uma formulação à base de fosfato de potássio. Cada porção, cinco cápsulas, apresenta 100% das necessidades diárias recomendadas, trazendo todos os benefícios atribuídos a esse mineral para a sua saúde.

Clique aqui e saiba mais.

Por Laís Grilo

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print