Qual a diferença entre prebióticos, probióticos e simbióticos?

Home » Fibras » Qual a diferença entre prebióticos, probióticos e simbióticos?
a

A saúde do intestino é reconhecida como sendo de extrema importância para a manutenção de um corpo saudável. O intestino contém uma microbiota riquíssima, a chamada flora intestinal, e é chamado de segundo cérebro, com cerca de 100 milhões de neurônios conectados à região cerebral.

O intestino tem funções que vão muito além da eliminação de fezes e, quando saudável, auxilia na manutenção da saúde corporal como um todo, tanto na melhoria da absorção de nutrientes, como no aumento da imunidade, na manutenção ou atingimento de uma boa forma física e mental e na prevenção de diversas doenças e enfermidades, como é o caso da redução da pressão arterial, do risco de osteoporose, e de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Os alimentos prebióticos, probióticos e simbióticos possuem um papel importante na regulação e no equilíbrio da microbiota. Podem ser considerados alimentos funcionais, ou seja, além de nutrirem o corpo, entregam algo a mais em relação à saúde e bem-estar de quem os ingere com regularidade e de maneira adequada com produtos de qualidade.

PROBIÓTICO

Os produtos alimentares reconhecidos como probióticos são ricos em microrganismos vivos saudáveis, como as bactérias dos grupos dos lactobacilos e bifidobactérias, que quando em equilíbrio, favorecem a flora intestinal. Podem ser encontrados em alguns produtos lácteos e preparações fermentadas, como é o caso do kombucha, do kefir e do chucrute, por exemplo. Além de poderem ser inseridos na dieta com o uso de sachês ou de maneira encapsulada.

PREBIÓTICO

Os prebióticos, funcionam como alimento para as bactérias presentes na microbiota intestinal, favorecendo o crescimento natural e saudável destes microrganismos. O maior exemplo de como podem ser agregados a alimentação é a partir do consumo de alguns carboidratos não digeríveis, também conhecidos como fibras alimentares, tanto na alimentação como em soluções prontas em pó ou encapsuladas.

SIMBIÓTICO

Os produtos alimentares caracterizados como simbióticos são aqueles que combinam prebióticos e probióticos, e que quando ingeridos em quantidades adequadas, podem trazer diversos benefícios à saúde, uma vez que resultam em uma forma de sinergismo entre os dois, sendo uma maneira muito interessante de ingeri-los de maneira completa e simplificada.

Alguns exemplos de produtos simbióticos que podem ser inseridos na alimentação são: os iogurtes, as bebidas lácteas fermentadas, o kombuchá e alguns legumes fermentados, além de como os prebióticos e probióticos, também podem ser ingeridos a partir de suplementos alimentares e de maneira encapsulada.

APISNUTRI

O Seven Fiber da ApisNutri é um mix em pó de sete fibras, sem sabor e sem calorias, que pode ser adicionado de maneira simplificada nas mais diversas receitas e preparações.

Possuindo em sua composição fibras solúveis e insolúveis, facilitando a eliminação das fezes de maneira natural e fisiológica. Além disso, suas fibras o caracterizam como um produto alimentar de caráter prebiótico, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal e a saúde corporal como um todo.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print