Quais são os distúrbios do sono mais comuns?

Home » Magnésio » Quais são os distúrbios do sono mais comuns?
a

Quando chega a hora de dormir você é a pessoa que enrola e não consegue pegar no sono? Ou é do tipo que, quando dorme, acorda todos à sua volta?

Saiba que você pode sofrer de algum distúrbio do sono e que isso é muito mais comum do que se imagina.

Todo mundo sabe a importância de uma noite bem dormida e o quanto alguns problemas para dormir podem afetar a rotina da pessoa, gerando mudanças de humor e queda na produtividade. Por isso, listamos a seguir alguns dos principais distúrbios do sono e a importância de buscar ajuda e resolver esse problema:

1 – Insônia

Esse é, certamente, o mais comentado dos distúrbios e se caracteriza por uma dificuldade anormal para pegar no sono, para continuar dormindo ou, ainda, uma tendência natural a acordar extremamente cedo e passar o dia com queixas de cansaço ou sonolência. Quando a insônia é pontual, devido à expectativa para algum acontecimento, uso de fármacos ou ocasião de emoções extremas, ansiedade, entre outros, ela pode não incomodar tanto. No entanto, quando passa a ser crônica, ocorrendo na maioria das noites e sem nenhum motivo aparente, é preciso ligar o alerta e buscar um especialista.

A causa da insônia pode ser diversa, mas normalmente está ligada a fatores individuais que podem ser amplificados por maus hábitos na hora de dormir. Por isso, é de extrema importância realizar a chamada higiene do sono, isso é, preparar o espaço e reduzir os estímulos de som e luz quando se aproxima o momento de ir para a cama.

2 – Síndrome das pernas inquietas

Aposto que só pelo nome você já identificou alguém a sua volta ou a si mesmo nessa situação. Porém, essa síndrome está relacionada apenas àquelas pessoas que se mexem um pouco durante a noite. Para caracterizar esse distúrbio, é necessário que a movimentação involuntária de braços ou pernas durante a noite cause prejuízos para o indivíduo, que não dormirá bem e se sentirá cansado durante o dia.

3 – Apneia Obstrutiva do Sono

Nessa síndrome, ocorre, momentaneamente, uma interrupção no fluxo de ar, fazendo com que seja emitido um barulho, o chamado ronco, muito alto e perceptível. Essa obstrução das vias aéreas ocorre perto da garganta e demora pouco mais de 10 segundos.

A consequência imediata desse fato é que o indivíduo não consegue atingir os níveis mais profundos de sono, ficando impossibilitado de um relaxamento completo. O problema é mais comum em pessoas obesas e homens entre 40 e 50 anos, porém, pode atingir outras faixas etárias e gêneros em casos de alguma alteração anatômica na boca, nariz e/ou mandíbula.

E qual é o problema disso?

Um distúrbio do sono não tratado pode gerar danos imediatos e futuros. Após uma ou duas noites sem um descanso adequado a pessoa já apresenta cansaço, sonolência e irritabilidade. Com o decorrer do tempo isso vai se agravando e pode chegar a prejuízos na memória, raciocínio, aprendizado e produtividade.

Portanto, é essencial que, ao ser identificada uma dificuldade em dormir repetida e prolongada, se procure ajuda profissional como um médico pneumologista ou otorrinolaringologista para os casos de apneia, ou ainda um neurologista para a insônia.

Magnésio Inositol

A Apisnutri, pensando no seu bem-estar e saúde, desenvolveu um suplemento alimentar que conta com inositol e algumas outras substâncias essenciais para uma boa noite de sono, como a melatonina, mais conhecida como hormônio do sono.

Assim, os benefícios do Magnésio Inositol (300g – sabor maracujá) são enormes para quem tem dificuldades para dormir e quer ter melhores rendimentos no dia a dia, melhor humor e capacidade de concentração.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print