Quais os tipos de adoçantes naturais?

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Para prevenir ou reverter o quadro de doenças como diabetes, colesterol e obesidade, sabemos que não há nada melhor do que uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Ao investir em uma alimentação balanceada, há excelentes alternativas para diminuir a ingestão do açúcar branco. O resultado é o controle de patologias, perda de peso e melhora na saúde e bem-estar.

A ingestão do açúcar branco colabora não somente com o aumento dos níveis de diabetes e colesterol, mas também estimula a produção de gordura no fígado, ganho de peso, doenças cardíacas e cáries dentárias.

Se você tem como propósito reduzir ou zerar o consumo de açúcar, conheça a seguir 6 opções de adoçantes naturais para substituir o convencional açúcar cristal ou refinado sem comprometer o sabor dos alimentos.

1. Mel

Produzido pelas abelhas por meio do néctar das flores, o mel é rico em elementos extremamente importantes para o nosso organismo, como vitaminas do complexo B, ferro, zinco, cálcio e potássio. Ele contém propriedades antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e mantém a qualidade da flora intestinal. O mel pode ser utilizado para adoçar ou finalizar diversas receitas e também pode ser consumido puro.

2. Xilitol

O xilitol é um adoçante natural bastante recomendado para substituir o açúcar branco. Isso porque ele não aumenta os níveis de glicose e nem as taxas de insulina do sangue, por isso pode ser consumido sem restrição por gestantes ou lactantes. Em receitas ou até mesmo para adoçar o chá ou café, ele pode ser usado na mesma proporção em que se usaria o açúcar convencional. O xilitol ainda é um grande aliado na prevenção da osteoporose, uma vez que auxilia na absorção do cálcio no organismo.

3. Agave

No comércio, o agave é encontrado em versões líquidas, como mel, caldas e xaropes de agave. Ele também conta com altas doses de antioxidantes e probióticos. Embora seja um adoçante natural, o xarope de agave não é recomendado para pessoas diabéticas, uma vez que pode ter até 90% de frutose em sua composição.

4. Estévia

A estévia é extraída de uma planta cientificamente conhecida como stevia rebaudiana. O pó fino e branco da estévia possui zero calorias, porém, há pessoas que sentem um sabor amargo ao consumir o produto. Ela é capaz de adoçar 300 vezes mais do que o açúcar branco e conta como vantagem a sua alta dose de antioxidante – que permite combater os efeitos nocivos do envelhecimento precoce.

5. Sorbitol

O sorbitol é um adoçante natural que pode ser utilizado tanto para adoçar receitas, quanto para aumentar a conservação de alimentos como geleias e compotas de frutas. Ele tem o dobro da capacidade de doçura do açúcar branco. É por isso que especialistas recomendam usar somente a metade da quantidade utilizada do açúcar convencional.

6. Xarope de bordo

O xarope de bordo é conhecido internacionalmente como Maple Syrup. Ele é obtido a partir da seiva bruta do bordo, árvore bastante conhecida no Canadá, região que mais produz e consome a iguaria. Ele é uma alternativa vegana ao mel de abelha e pode ser utilizado para adoçar chás, bolos, panquecas e muito mais. Para completar, o xarope de bordo é rico em potássio, cálcio e zinco.

Adoçantes naturais da ApisNutri

Referência em suplementos e nutracêuticos há mais de duas décadas, a ApisNutri também é especialista em alimentos funcionais. Em seu portfólio de produtos, conta com excelentes alternativas de adoçantes naturais.

Mel da ApisNutri, por exemplo, é encontrado nas versões pura e composta. A versão pura é encontrada em bisnagas de 220 gramas, 310 gramas e 500 gramas, pote de 500 gramas e pacotes de sachê.

Já o Xilitol da ApisNutri é a opção perfeita para veganos. Ele é um adoçante natural, vegetal, sem corantes e com baixo índice glicêmico. É apresentado em embalagem de 300 gramas.

Clique aqui e saiba mais.

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