Quais os malefícios da falta de cálcio no organismo?

Home » Cálcio » Quais os malefícios da falta de cálcio no organismo?

O cálcio é o mineral mais abundante no organismo humano. Está presente nos ossos, dentes, sistema nervoso e sangue. Além disso, participa de muitas reações metabólicas necessárias para o funcionamento do corpo, por isso é indispensável para a saúde.

A falta de cálcio, também chamada hipocalcemia, pode causar vários malefícios, desde sintomas variados, até o favorecimento de doenças.

Causas da deficiência de cálcio

A quantidade insuficiente desse mineral no organismo ocorre por vários fatores e pode estar relacionada com absorção reduzida ou excreção aumentada (urina). Entre as condições que podem acarretar essas situações estão:

Alimentação

Uma dieta pobre em cálcio é a causa mais comum de carências leves do mineral, além disso, o consumo inadequado de outros nutrientes como a vitamina D, o magnésio e o potássio também levam a falta de cálcio, pois participam da sua absorção e da regulação da excreção do mineral por meio do sistema urinário.

Nesse caso, é possível reverter o problema de forma mais simples, adequando a alimentação com aumento no consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite e vegetais verdes escuros. Também é possível utilizar suplementos conforme a necessidade, por exemplo, pessoas que não consomem leite devido às restrições alimentares (intolerâncias ou alergias).

Doenças

Algumas enfermidades e quadros clínicos podem levar a diminuição da quantidade de cálcio no organismo, por causarem prejuízo na absorção, aumento da excreção ou problemas na regulação hormonal. Também existem alguns medicamentos que podem causar a carência do mineral, entre eles alguns tipos de anticonvulsivantes e antibióticos.

Problemas de saúde relacionados com a tireoide também podem causar deficiência de cálcio, entre eles: síndrome de DiGeorge (nascimento com ausência da tireoide), retirada ou lesão das glândulas tireoides em cirurgia e baixa produção de hormônios pelas glândulas tireoides.

Outras causas são doenças como a disfunção renal, que prejudica a capacidade dos rins de ativar a vitamina D, causando aumento na excreção de cálcio. A pancreatite também pode favorecer a carência de cálcio. Nesses casos é necessário buscar auxílio médico para tratar as causas.

Malefícios da carência de cálcio

A falta de cálcio pode trazer vários problemas para a saúde. Quando ocorre carência mais leve por um longo período, podem ocorrer sintomas como: formigamentos, cãibras, pele seca, cabelos ásperos. Caso a deficiência persista ou se agrave, pode chegar a apresentar sintomas como perda de memória e confusão mental.

A saúde dos dentes é muito afetada pela quantidade inadequada de cálcio no corpo, principalmente na infância quando estão sendo formados, pois o mineral faz parte da constituição desses órgãos. Sua carência pode causar desde sensibilidade nos dentes até o favorecimento de placas, gengivite e sangramentos.

Os ossos também apresentam abundância de cálcio na sua composição, por isso, a falta do mineral prejudica a sua formação e manutenção da sua saúde e funcionamento. Podendo ocasionar a descalcificação, retirada do cálcio presente nos ossos, tornando-os porosos, fracos e favorecendo fraturas.

Esse problema propicia o desenvolvimento de osteoporose, doença que ocorre com mais frequência após os 40 anos, principalmente em mulheres. A carência do mineral e a densidade baixa nos ossos (ossos porosos) durante a fase adulta é um fator determinante para o surgimento da osteoporose na terceira idade, tornando importante a sua prevenção.

Devido à importância do cálcio no controle da pressão arterial sanguínea, regulando a sensibilidade do organismo ao sódio (sal), a sua falta pode favorecer o desenvolvimento de Hipertensão Arterial Sistêmica (pressão alta). Quando associada a deficiência de vitamina D, a carência de cálcio também pode estar relacionada ao surgimento de doenças renais (rins) e hepáticas (fígado).

Nos casos muito graves de deficiência de cálcio podem ocorrer sintomas como espasmos e dores nos músculos. Também pode ocorrer tetania, condição que causa rigidez e espasmos musculares, além de arritmias cardíacas (ritmo anormal dos batimentos cardíacos) e convulsões.

CA+D3 da Apisnutri

O suplemento alimentar CA+D3 da Apisnutri contém 400 mg de cálcio e 2000 UI de vitamina D em cada porção, três cápsulas diárias.

Essa combinação favorece a absorção e a utilização desses nutrientes, trazendo os benefícios de consumo adequado para a sua saúde.

Clique aqui e saiba mais sobre o produto.

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print