Quais os benefícios do própolis no inverno?

Home » Mel » Quais os benefícios do própolis no inverno?

A Própolis é produzida pelas abelhas por meio das resinas de vegetais e enzimas presentes em sua saliva, depois é utilizada para proteger a colmeia contra microorganismos maléficos. Considerado pela Anvisa como um alimento funcional, a substância apresenta vários benefícios muito úteis durante o inverno.

Isso porque, nessa estação, aumentam os problemas de saúde relacionados ao sistema respiratório como sinusite, resfriados, gripes, pneumonias e crises de asma. Isso ocorre devido às características climáticas, como a baixa temperatura e a diminuição da umidade do ar, que causam prejuízo à imunidade. Também pela tendência a aglomeração de pessoas e permanência em locais fechados e com menos ventilação, favorecendo a disseminação de doenças infecciosas.

Além das vacinas e hábitos de higiene que previnem esses problemas, podem ser usadas estratégias complementares como a alimentação saudável, é aí que entra a própolis. Conheça os benefícios de utilizá-lo na prevenção e tratamento dos problemas de saúde mais comuns no inverno, e como suas propriedades são úteis nessa tarefa:

Fortalece a imunidade

Quando o sistema imune está debilitado o organismo fica mais suscetível a doenças, virais ou bacterianas, pois a imunidade é responsável por evitar a infecção, além de combater esses microorganismos e curar as doenças. Além disso, outros problemas como asma e sinusite, mesmo não se tratando de infecções, também são influenciados pela resposta imunológica.

Dessa forma, a própolis é benéfica, pois apresenta capacidade imunomoduladora, segundo estudos. Atuando na estimulação da atividade das células de defesa e produção de anticorpos — substâncias que neutralizam toxinas produzidas pelos microrganismos invasores.

Antiviral e Antibacteriano

Além de estimular as defesas do próprio organismo, a própolis também contém substâncias capazes de eliminar vírus e bactérias. Essa propriedade favorece ainda mais a prevenção dessas infecções e o desenvolvimento de doenças causadas por elas, incluindo resfriados e gripes, causadas por vírus, e a pneumonia, causada por bactérias.

Anti-inflamatório e antioxidante

A própolis também é benéfico para a resposta inflamatória, amenizando sintomas exagerados e facilitando a sua resolução. Além das doenças infecciosas, outros problemas, como asma e sinusite, geram problemas inflamatórios e causam sintomas como dor, produção de secreções, tosse e febre, nos casos mais graves.

Além disso, sua propriedade antioxidante, neutraliza a ação dos radicais livres, substâncias que causam danos às células e as deixam mais suscetíveis a esses problemas de saúde.

Sabendo de todos esses benefícios, basta se preparar para o inverno, consultando um médico para saber quais são as recomendações de uso da própolis conforme a sua individualidade e aproveitar todas essas vantagens.

Extrato de Própolis ApisNutri

O Extrato de Própolis 500 mg da ApisNutri apresenta uma combinação de extrato de própolis e um mix de vitaminas, incluindo a vitamina C e vitaminas do complexo B (B2, B6 e B12). A ingestão de duas cápsulas ao dia agrega os benefícios de todas essas substâncias, trazendo muita saúde para a sua rotina, incluindo as funções: antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico e o metabolismo energético.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print