Quais os benefícios do mel para a saúde?

Home » Mel » Quais os benefícios do mel para a saúde?
a

O mel é um produto natural, além de saudável, é considerado um alimento funcional e nutracêutico. O que quer dizer que, além das propriedades nutricionais, traz benefícios à saúde, prevenindo ou tratando doenças.

É uma substância produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores, esses insetos colhem o néctar, processam e armazenam o mel por um período de maturação.

Doce e saboroso, apresenta variações em algumas características como: cor, acidez, viscosidade e, até mesmo, composição química. Essa variação ocorre de acordo com a espécie da abelha produtora e quais espécies de plantas foram utilizadas como matéria-prima.

Mesmo com todas as diferenças, o que todo mel puro tem em comum são os benefícios à saúde. Veja alguns:

Propriedades nutricionais

Os nutrientes são as substâncias que estão presentes nos alimentos e são indispensáveis ao funcionamento do corpo, fazem parte da composição do mel os seguintes:

  • vitaminas A, C, D, K e complexo B;
  • minerais: selênio, manganês, zinco, cromo, ferro, boro, enxofre, fósforo e alumínio;
  • aminoácidos e proteínas;
  • ácidos graxos;
  • açúcares: glicose, frutose e maltose.

Sobre os açúcares presentes, é interessante ressaltar que a composição do mel faz com que ele tenha um índice glicêmico menor do que as opções de açúcar industrializadas. No entanto, deve ser consumido em quantidades adequadas.

Propriedades funcionais

São benefícios causados por substâncias em processos específicos do organismo, melhorando o bem-estar e a saúde, além de diminuir o risco de doenças.

Antioxidante

Essa característica se deve à presença de ácidos fenólicos e flavonoides. Se caracteriza pela capacidade de neutralizar os radicais livres – elementos que se ligam às células causando sua morte e quando presentes em excesso causam prejuízos.

Anti-inflamatório

As substâncias citadas anteriormente também conferem a esse alimento a propriedade de diminuir a resposta inflamatória que ocorre devido a várias doenças diminuindo seu incômodo e complicações.

Antiviral e antibacteriano

O mel é eficaz na eliminação de bactérias e vírus, o que justifica o seu uso tradicional em xaropes e chás para o tratamento de gripes, resfriados e outras infecções do sistema respiratório.

Contraindicação

Mesmo sendo um alimento saudável e cheio de benefícios, o mel apresenta uma contraindicação específica: seu consumo não é seguro para crianças menores de um ano, pois o mel pode estar contaminado com a bactéria Clostridium botulinum. Esse microorganismo pode provocar o botulismo – uma doença que pode ter consequências graves nos pequenos, que possuem o sistema imune em formação e mais frágil.

Onde utilizar o mel?

Alimentação: O mel pode ser utilizado como substituto ao açúcar em qualquer receita, tornando a refeição mais saudável e mantendo o sabor doce.

Remédios caseiros: Uma dica válida são as receitas medicinais tradicionais: xaropes, gargarejos, chás e até mesmo puro. As propriedades cientificamente comprovadas demonstram que essas receitas trazem resultados verdadeiros contra as doenças.

Uso tópico: O mel pode ser usado em feridas, queimaduras e pé diabético. Tudo isso por sua capacidade de prevenir infecções, diminuir inflamação e estimular a cicatrização dos tecidos. Também pode ser usado na pele saudável e cabelos, trazendo vários benefícios estéticos como hidratação e nutrição.

ApisNutri

Há 22 anos iniciou comercializando mel in natura, envasado para consumidores locais e pequenos comerciantes, desde então conquistou uma trajetória de crescimento.

Hoje, a ApisNutri dispõe de uma grande variedade de produtos, sempre com o mesmo objetivo de proporcionar saúde e bem-estar aos consumidores. Sua linha de mel conta também com geleia real e própolis em extrato, além de xaropes, sprays e compostos.

Clique aqui para conhecer todos os produtos.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print