Quais os benefícios do alho para a saúde?

Home » Óleos » Quais os benefícios do alho para a saúde?
a

Em 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como pressão alta, é considerada um problema de saúde pública mundial. Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), cerca de 30% dos brasileiros têm pressão alta. Ela aumenta a chance de complicações como Doença Renal Crônica, AVC (derrame) e infarto, diminuindo a qualidade e expectativa de vida da população.

A alimentação equilibrada é uma das principais formas de prevenir e tratar a Hipertensão, desse modo, é importante conhecer os alimentos aliados nessa tarefa. Um deles é o alho – alimento funcional que apresenta vários benefícios para a saúde. Veja alguns:

Melhora a vasodilatação

O alho contém uma substância chamada alicina, com ação hipotensiva, ou seja, consegue dilatar os vasos e artérias, e por consequência, diminuir a pressão do sangue dentro deles.

Ação anti-inflamatória

A propriedade anti-inflamatória do alho traz benefícios para o organismo todo, pois várias Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) levam ao processo inflamatório exagerado. Inclusive as doenças que são complicações da pressão arterial elevada, dessa forma o alho pode ser utilizado como coadjuvante no seu tratamento e prevenção.

Antioxidante

As substâncias presentes no alho também conseguem combater os radicais livres, dessa forma, previnem a destruição das células, o estresse oxidativo e o desenvolvimentos de doenças como a Inflamação Crônica Sistêmica.

Cardioprotetor

Além de diminuir a pressão arterial, o alho também tem ação preventiva contra as doenças do coração, isso porque, contém substâncias protetoras como enxofre, alicina, aliina, entre outras.

Anticolesterolemiante

Esse alimento funcional também atua no controle dos níveis de colesterol no sangue, prevenindo o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL).

Antiaterosclerótica

O alho previne o desenvolvimento de Aterosclerose, sendo a formação de placas de gordura e células inflamadas que aderem na parede das artérias e podem levar a sua obstrução.

Antimicrobiano e antiviral

Por sua capacidade de eliminar bactérias e vírus, o alho também é muito utilizado em preparações como chás e infusões para tratar gripes, resfriados e outras infecções.

Fonte de minerais e vitaminas

Além de todos os benefícios já mencionados, o alho também contém nutrientes como minerais (enxofre, magnésio, cálcio, cobre, potássio, ferro, zinco e selênio) e vitaminas ( A, C, D, E e complexo B), o que o torna ainda mais adequado para uma alimentação saudável e equilibrada.

As vantagens do alho para a saúde podem ser aproveitadas tanto com o seu consumo culinário, quanto com o uso de suplementos alimentares, sempre associado a uma alimentação adequada.

Óleo de Alho

Óleo de Alho da Apisnutri com 60 cápsulas de 500 mg, apresenta uma concentração ainda mais significativa de Alicina quando comparado com a versão in natura do alimento.

Com uma cápsula ao dia, você pode aproveitar todas as vantagens que essa substância funcional gera no organismo.

Clique aqui e saiba mais sobre o produto.

Por Laís Grilo

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print