Quais os benefícios das vitaminas do Complexo B para a saúde?

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As vitaminas do Complexo B são essenciais para o funcionamento do organismo humano, pois atuam como coenzimas, substâncias que aceleram os processos químicos.

Por serem solúveis em água, essas vitaminas não são armazenadas pelo organismo por muito tempo, sendo excretadas pela urina. Devem ser consumidas diariamente em quantidade recomendada, por meio da alimentação ou suplementação.

As vitaminas que fazem parte do Complexo B são:

Vitamina B1

Também chamada Tiamina, essa vitamina está envolvida no metabolismo de carboidratos para a produção de energia. Também participa do funcionamento dos neurônios, portanto, é essencial para a saúde do cérebro.

Durante a gestação e a lactação, as necessidades dessa vitamina aumentam, dessa forma, é preciso adequar o seu consumo para evitar a deficiência de Tiamina.

Os alimentos ricos em Tiamina são: farelo de trigo, castanhas e cerais integrais, além de ovosleite, frutas, hortaliças, carnes de boi, frango e carneiro, porém, em quantidades menores.

Vitamina B2

Conhecida como Riboflavina, participa dos processos de conversão de carboidratos em energia, é importante para o crescimento das células, produção das hemácias e para a saúde da pele e dos olhos.

As fontes alimentares incluem os vegetais folhosos verde-escuros (brócolis, agrião, couve e repolho), carnes, vísceras (rins e fígado), ovos, ervilhas, leite e seus derivados.

Vitamina B3

A Vitamina B3 ou Niacina, atua na produção de energia, também tem participação na formação do DNA – indispensável ao ciclo de vida das células, além de auxiliar a produção de hormônios e nos mecanismos de desintoxicação de substâncias químicas.

As principais fontes de Niacina são as carnes magras, aves, ovos, cereais integrais, leite, fígado, leveduras, verduras,legumes, frutas frescas e secas.

Vitamina B5

O Ácido Pantotênico é importante para a produção de energia, metabolismo dos aminoácidos e ácidos graxos. Além disso, atua na produção de melatonina, hormônio essencial para a qualidade do sono.

As fontes de Ácido Pantotênico são: gema de ovo, gérmen de trigo, abacate, batata-doce, melaço, tomate, brócolis, tomate, leite desnatado, carnes magras e vísceras (fígado e rins).

Vitamina B6

A vitamina B6 ou Piridoxina atua na produção de energia e é importante para a saúde dos nervos, produção de glóbulos vermelhos e pele.

Os alimentos fontes de Piridoxina, são: peixes, legumes, leveduras secas, fígado e cereais integrais.

Vitamina B7

Também chamada Biotina, atua no metabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos, participando também dos processos de formação das unhas, cabelo e pele.

Suas fontes alimentares são: cogumelos,banana, abacate, fermento, brócolis, batata-doce, fígado, sementes, nozes, gema de ovo e legumes.

Vitamina B9

A vitamina B9 ou Ácido Fólico participa do metabolismo de aminoácidos, da síntese de DNA, além de ser essencial para a formação das células do sangue. O ácido fólico atua na multiplicação celular, por isso é muito importante durante a gestação,no alargamento do útero, crescimento da placenta e desenvolvimento fetal.

As fontes alimentares mais ricas dessa vitamina são: feijões, vísceras, vegetais folhosos como aspargo, brócolis e espinafre. Outros alimentos fontes de ácido fólicos são: abóbora, cenoura, queijo, milho, ovos, abacate, batata, couve, leite, laranja, maçã, carne bovina e suína.

Vitamina B12

Também conhecida como Cobalamina, essa vitamina participa do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas na produção de células da medula óssea. Além disso, atua na formação dos neurônios.

Suas principais fontes são de origem animal: carnes, ovos, leite e derivados.

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Por Laís Grilo

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