
Também chamada ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do organismo.
O aumento da preocupação com a saúde tem provocado mudanças no cotidiano das pessoas, que estão em busca, com maior frequência, de opções saudáveis, como orgânicos e outros produtos que favorecem a imunidade.
Nesse contexto, alimentos com vitamina C surgem como aliados. Além de fornecerem proteção natural ao corpo humano, têm função antioxidante e atuam na prevenção de doenças.
O que é a vitamina C?
A própria ciência reconhece a vitamina C como nutriente essencial. Ou seja, ela não pode ser fabricada pelo corpo humano e deve ser obtida de outras formas, a exemplo da alimentação.
A vitamina C é também chamada de ácido ascórbico. O nome relembra a sua fama no combate ao escorbuto. Durante séculos, a doença levou tripulações inteiras de marinheiros à morte em longas viagens.
Para que serve a vitamina C
Além de combater o escorbuto, doses saudáveis de vitamina C garantem o funcionamento adequado do sistema imunológico. Ela é frequentemente consumida com o zinco. Juntos, minimizam a intensidade e a duração de infecções como o resfriado.
Ser antioxidante natural é outra vantagem do ácido ascórbico. Ele inibe a ação de radicais livres, moléculas cuja alta concentração contribui para o envelhecimento precoce e doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.
A vitamina C também auxilia na síntese de colágeno. Por isso, além de ser considerada a responsável por uma pele sadia e jovem, previne doenças cardíacas (reduz o enrijecimento das artérias e diminui níveis de triglicérides e colesterol).
Entre outros benefícios, ela controla a glicemia em diabéticos e idosos, reduz as chances da catarata, auxilia na fertilidade do homem, aumenta a absorção de ferro (prevenindo a anemia) e diminui a severidade dos sintomas de asma na infância.
Por outro lado, a deficiência do ácido ascórbico pode causar doenças cardiovasculares, pele flácida, cabelos quebradiços, escorbuto e até distúrbios emocionais, entre outros.
Alimentos com vitamina C
Por esses e outros motivos, a vitamina C é muito desejada. O ácido ascórbico pode ser encontrado em todas as plantas e em muitos legumes e vegetais. Ele não está apenas nas frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi, acerola e caju. Folha de mandioca, goiaba, salsa e pimentão amarelo são fontes consideráveis de vitamina C. Mas batatas, leite e carne também a disponibilizam. Porém, muitos fatores dificultam a ingestão de níveis satisfatórios desse nutriente essencial.
O ácido ascórbico ser hidrossolúvel é o primeiro deles. Isso representa um obstáculo para o armazenamento no organismo, pois a vitamina C é eliminada gradualmente por meio da urina não podendo ser absorvida em níveis satisfatórios.
Outro problema está nas diferentes proporções de vitamina C que cada um desses alimentos contém. Isso não depende apenas de quanto tempo eles ficaram expostos ao sol, ou do período entre a colheita e a ingestão, ou ainda dos fertilizantes (em altas concentrações podem reduzir a vitamina C).
Condições externas como quantidade ingerida, maturidade, luz, temperatura e oxigênio interferem nos valores absorvidos. Contudo, todas essas dificuldades apenas reforçam a abundância de benefícios da vitamina C e fazem dela um nutriente desejável no dia-a-dia.
ApisNutri
A Vitamina C + Zinco da ApisNutri atua como antioxidante e fornece 1000mg de vitamina C por cápsula. A ApisNutri visa promover a saúde a partir de recursos da natureza.
Fiel à sua missão, ela conta hoje com mais de 20 anos e melhora a qualidade de vida das pessoas não só com uma extensa linha de produtos, mas também oferecendo informação de qualidade.
Confira mais em nossa loja clicando aqui.