Quais os benefícios da spirulina?

Home » Minerais » Quais os benefícios da spirulina?
a

A spirulina é um suplemento alimentar produzido a partir da biomassa retirada de microalgas, bactérias capazes de realizar fotossíntese, assim como as plantas.

Além de ser reconhecida como um alimento seguro pela FDA (Food and Drug Administration), agência responsável pela regularização dos alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, também é considerada um superalimento, devido à sua composição rica em substâncias benéficas para a saúde. Conheça algumas de suas vantagens:

Fonte rica de nutrientes

A spirulina contém elevada quantidade de proteínas, apresentando todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano. Ou seja, os aminoácidos que o corpo não consegue produzir, tornando indispensável a sua absorção por meio da alimentação.

Outro fato que faz desse suplemento uma ótima fonte de proteínas é a sua biodisponibilidade, isso quer dizer que sua absorção ocorre de maneira eficaz devido à facilidade de digestão desse alimento.

Além disso, contém muitos outros nutrientes necessários à saúde como: minerais (potássio, ferro e sódio), vitaminas (A, B, C, D e E), ácidos graxos essenciais e fibras.

Complementa dietas veganas e vegetarianas

Um desafio para quem segue essas práticas alimentares, é substituir as fontes de proteínas, ferro e vitamina B12. Pois, elas se apresentam em maior quantidade ou biodisponibilidade em alimentos de origem animal. A spirulina foi reconhecida como um ótimo aliado nessa tarefa, pois além da abundância em proteínas ela também é rica em ferro e Vitamina B12.

Além de apresentar um alto teor de ferro, sendo maior que a quantidade encontrada em cereais, vegetais e até mesmo em algumas carnes. Também tem melhor absorção quando comparada aos cereais, pois não apresenta substâncias que dificultam sua digestão ou absorção (fitatos e oxalatos), como ocorre no caso de alimentos de origem vegetal.

Prevenção de doenças

Associado a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, o consumo de spirulina também auxilia no controle do colesterol, do nível de glicose (açúcar) no sangue, da pressão arterial e melhora a saúde intestinal, propiciando a multiplicação de bactérias boas (Bifidobacterium e Lactobacillus).

Por consequência, auxilia na prevenção da desnutrição, doenças cardiovasculares e diabete. Devido ao seu alto teor e fácil absorção de ferro e de ácido fólico (B12), também pode ser utilizada tanto na prevenção quanto no tratamento de anemias.

Ação antioxidante

Além dos nutrientes, a spirulina apresenta em sua composição compostos bioativos chamados polifenóis e ficocianina, substâncias capazes de neutralizar os efeitos negativos dos radicais livres no organismo, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.

Auxilia o emagrecimento

Esse suplemento é pouco calórico e pode ser utilizado no auxílio da perda de peso, pois seu alto teor de proteínas, especialmente o aminoácido fenilalanina, aumenta a sensação de saciedade facilitando o controle da alimentação.

Aliado da beleza

A spirulina vem sendo cada vez mais utilizada na produção de nutricosméticos, isso porque suas propriedades nutritivas e antioxidantes atuam melhorando a saúde e aparência da pele, cabelo e unhas. Além disso, previne a degradação do colágeno e elastina pelos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento da pele.

Spirulina ApisNutri

A Spirulina da Apisnutri é produzida com a biomassa da cianobactéria Arthrospira platensis, apresentando valor nutricional elevado, referente à composição natural desse microrganismo.

Além disso, contém mais vitaminas e minerais, incluindo as vitaminas do complexo B, selecionadas e acrescentadas, tornando o suplemento ainda mais nutritivo. Cada uma de suas 120 cápsulas contém 500 mg de spirulina.

Para saber mais clique aqui.

Por Laís Grilo

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print