Quais os benefícios da hidratação no frio?

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Quando as temperaturas caem, é normal que as pessoas acabem esquecendo um pouco de beber água, deixando esse hábito temporariamente de lado em razão do frio e da baixa sensação de sede. Muitas vezes, isso é resultado de uma falta de conhecimento sobre a importância de manter a hidratação do organismo mesmo em dias mais frios.

Pode até não parecer, mas o fato é que o corpo gasta mais energia durante o inverno, pois além do gasto energético para desempenhar as atividades comuns do dia a dia, o organismo também precisa utilizar uma quantidade extra de energia para regular a sua própria temperatura interna.

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO CORPORAL NO FRIO

Manter a hidratação em dia é de suma importância para a saúde de modo geral, independentemente da estação do ano, trazendo benefícios como, por exemplo, a regulação da temperatura interna do organismo, a eliminação de toxinas (através da urina ou do suor) e o ajuste de todo o processo digestivo. Além disso, vale ressaltar que o consumo de água auxilia a tornar o processo de envelhecimento da pele mais lento, evitando rachaduras causadas pelo ressecamento e que tanto propiciam o aparecimento de rugas.

Para aqueles que praticam alguma atividade física, trata-se de um hábito que merece ainda mais atenção, já que, neste caso, manter-se hidratado evita males como cãibras, náuseas, fadiga e aumento desproporcional da temperatura do corpo e da frequência cardíaca.

O ar seco do inverno acaba ressecando a pele, os lábios e as mucosas do nariz, podendo ocasionar quadros de alergias e problemas respiratórios tão comuns nessa época do ano. Até na hora de evitar problemas como esses, a hidratação correta é uma excelente aliada.

O ideal é consumir líquidos em porções menores e espaçadas ao longo de todo o dia. E uma dica muito bacana e simples de ser seguida é ter sempre uma garrafa de água por perto, levando-a consigo sempre que for possível.

Para chegar ao volume de água que deve ser consumido, basta considerar que o correto é ingerir 35 ml para cada quilo de peso corporal, ou seja, por norma, uma pessoa que pesa 60 quilos precisa garantir uma ingestão diária de 2.100 ml.

Alguns alimentos auxiliam a manter a hidratação ideal do organismo, por exemplo, algumas frutas, verduras e legumes como a melancia, a laranja, o melão, a alface, o chuchu, e o pepino. Pode-se, ainda, contar com chás naturais, como o chá camomila, e as sopas caseiras, por exemplo.

Para as pessoas com dificuldade de consumir água – por achar a bebida pouco atrativa – vale lembrar que o líquido pode ser saborizado com elementos como, por exemplo, morango, laranja, limão, hortelã, anis-estrelado e gengibre. Basta deixar os ingredientes escolhidos submersos na água por um tempo antes de beber. Hoje em dia, já há no mercado garrafas menores, excelentes para serem transportadas durante o dia, que possuem um compartimento próprio para preparações deste tipo.

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