Quais os benefícios da cúrcuma?

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A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um tempero de origem indiana conhecido por dar aos preparos uma bela cor dourada e deixar a refeição ainda mais apetitosa.

Mas, além dos benefícios culinários, você sabe como essa especiaria pode ajudar na saúde e bem-estar, inclusive na prevenção de doenças?

Veja a seguir uma seleção de alguns dos diversos benefícios da cúrcuma:

1 – Poder antioxidante

Devido a diversas substâncias presentes nesse tempero, em especial os curcuminóides, sua capacidade antioxidante merece destaque na nossa seleção. Em razão a essa capacidade, a ingestão de cúrcuma pode estar envolvida com a prevenção de inflamações e, para atletas após treinos intensos, tem associação com uma recuperação muscular mais veloz e efetiva, sendo benéfica, portanto, para a manutenção e ganho de massa magra.

No cérebro, a prevenção de espécies oxidativas se mostra importante para a cognição, melhoria na memória e neurogênese, ou seja, estímulo à formação de mais células nervosas. Por isso mesmo, o consumo de cúrcuma, seja na alimentação ou como suplemento, traz vantagens para a saúde neurológica.

2 – Efeito anti-inflamatório

A curcumina, presente na cúrcuma, tem o poder de inibir algumas citocinas inflamatórias, isto é, mediadores químicos que o nosso organismo usa para desencadear uma inflamação. Sendo assim, utilizar o açafrão pode auxiliar na prevenção de doenças inflamatórias como artrite e alguns problemas intestinais.

Controle do colesterol: No organismo humano existem dois tipos mais conhecidos de colesterol, o HDL, conhecido popularmente como colesterol bom, e o LDL, mais chamado de colesterol ruim. Para evitar problemas como a aterosclerose, quando ocorre acúmulo do colesterol ruim nos vasos sanguíneos – bloqueando o fluxo de sangue -, é preciso manter os níveis de LDL baixos e os de HDL altos. A cúrcuma tem se apresentado uma importante aliada nesse correto equilíbrio, visto que parece aumentar a fração de HDL no sangue.

3 – Capacidade antifúngica

Por possuir o poder de danificar a membrana das células fúngicas essa especiaria pode ser utilizada para potencializar os tratamentos contra infecções por fungos.

4 – Proteção gástrica

A cúrcuma atua protegendo o epitélio do estômago, reduzindo, dessa forma, os riscos de úlceras. Além disso, a capacidade antibacteriana pode auxiliar na inibição do crescimento da H. pylori, envolvida nos mecanismos de gastrite.

Como utilizar a cúrcuma?

Se você se interessou por esse potente tempero, saiba que existem diferentes formas de consumo.

Ao consumir a planta cúrcuma, o benefício dos curcuminóides, que são as substâncias com os maiores benefícios, como os descritos anteriormente, é muito reduzido. No entanto, já existe suplementação em cápsulas, que permite aproveitar mais essa substância principal – a curcumina. Vale lembrar que antes de iniciar uma suplementação alimentar é recomendável procurar um médico ou nutricionista para que haja uma correta avaliação das necessidades de cada indivíduo.

Para garantir o consumo das quantidades adequadas de curcuminóides, aposte na Cúrcuma da ApisNutri – que possui um teor mínimo de 95% das substâncias potentes, os curcuminóides, favorecendo (pela alta concentração) eficiência da substância e eficácia do produto.

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