Quais as plantas medicinais mais utilizadas no inverno?

Home » Mel » Quais as plantas medicinais mais utilizadas no inverno?
a

A natureza nos oferece centenas de produtos que ajudam a combater os sintomas e também prevenir das doenças típicas das estações mais frias do ano. Nos parágrafos a seguir, você vai conhecer as propriedades das 5 plantas medicinais mais utilizadas no inverno.

Eucalipto

O eucalipto é altamente recomendado no combate e prevenção de doenças como rinite, sinusite, bronquite e nariz entupido. Suas propriedades expectorantes promovem uma verdadeira limpeza das vias aéreas e ajudam a eliminar as secreções acumuladas.

Para aliviar os sintomas dos problemas respiratórios, prepare uma infusão com folhas de eucalipto e água quente. Para isso, disponha as folhas da planta medicinal em uma bacia com água quente e inspire e expire o vapor perfumado do eucalipto.

Gengibre

Por conta das propriedades que tratam desde rouquidão até dores de garganta, o gengibre é uma planta altamente utilizada na indústria farmacêutica na forma de cápsulas, sprays e balas medicinais.

Em casa, ele pode ser consumido na forma de chá ou infusão para realização de gargarejos. Para reforçar os benefícios, utilize o gengibre ralado ou em pó durante o preparo de receitas do dia a dia.

Alecrim

Especialistas informam que o alecrim é um poderoso antioxidante natural. Isso porque a planta é rica em flavonoides e ácidos fenólicos. Por isso, ele é capaz de aliviar dores de cabeça e diminuir o cansaço do corpo.

Aproveite ainda os efeitos terapêuticos do alecrim para reverter os quadros de febre alta que geralmente ocorrem nos períodos de baixa temperatura. Para isso, utilize galhos frescos ou desidratados do alecrim em chás – puros ou combinados com outras ervas como mate ou hortelã.

Limão

O fruto é rico em vitamina C e sais minerais e combinado a outros ingredientes como mel e própolis pode combater e prevenir gripes, resfriados e alergias. Para aumentar a sensação de conforto, utilize os ingredientes em forma de chá.

Para completar, o limão também tem propriedades antioxidantes que diminuem os efeitos dos radicais livres e aumentam os mecanismos de defesa do organismo quando usado regularmente.

Alho

O alho é considerado um anti-inflamatório natural. Por conta do seu sabor e aroma característicos, sabemos que ele é deliberadamente utilizado em receitas culinárias. No entanto, a alicina presente no alho é uma aliada contra vírus, bactérias e fungos causadores das doenças típicas do inverno.

Para garantir as propriedades funcionais desta planta medicinal e tratar gripes, resfriados e doenças pulmonares em geral, prepare um chá de alho para tomar ao longo do dia. Uma sugestão é adicionar dois ou três dentes de alho em 250 ml de água quente e abafar durante 10 minutos antes de consumir.

Como você pode perceber, determinados ingredientes podem proteger a sua saúde ao cair a temperatura. Se você é uma pessoa que gosta de se cuidar, pode ainda aumentar sua imunidade com suplementos alimentares que combatem e previnem muitas doenças comuns no outono e inverno.

BRONCO IMUNI

O Bronco Imuni da ApisNutri é uma combinação poderosa de mel e extrato de própolis com sabor de ervas como hera, eucalipto, equinácea, assa peixe, grindélia, alcaçuz e menta. O xarope fortalece o sistema imunológico de crianças e adultos e não contém corantes ou conservantes artificiais.

Bronco Imuni da ApisNutri é apresentado em embalagens de 280 ml e a sugestão de consumo é de uma colher de sopa, duas vezes ao dia. Para mais informações e também para fazer a sua encomenda, visite nossa loja

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print