Quais as fontes nutricionais da vitamina A?

Home » Saúde » Quais as fontes nutricionais da vitamina A?
a

Manter o bom funcionamento do corpo é uma preocupação crescente de boa parcela da população adulta que tem como meta envelhecer com saúde e, assim, conseguir uma qualidade de vida satisfatória com o passar dos anos.

Além de uma rotina de atividades físicas, é preciso priorizar uma alimentação saudável e estar atento às necessidades do corpo. Para quem procura prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a imunidade e a saúde dos olhos, uma excelente alternativa é consumir alimentos ricos em vitamina A.

Assim como os minerais, as vitaminas são micronutrientes essenciais para as funções do organismo, a exemplo da produção de energia e da metabolização de cada alimento que consumimos. Encontrada em fontes de origens animal e vegetal, a vitamina A promove a renovação e o crescimento das células do nosso corpo, além de possuir antioxidante, que combate os radicais livres, atuando, portanto, na prevenção de doenças, como problemas cardiovasculares, gripes e alergias, e combatendo o envelhecimento precoce.

Alimentos ricos em vitamina A

Entre os alimentos de origem vegetal que devem ser consumidos por quem procura uma alimentação rica em vitamina A estão o tomate, o agrião, o brócolis, o espinafre, a couve, a abóbora, a cenoura e o pimentão vermelho, e também frutas como o caju, a manga, o mamão, a goiaba e o caqui. De origem animal, os alimentos mais ricos são o fígado, a gema de ovo, o leite e o óleo de peixe.

Colocar esses alimentos diariamente na mesa é muito importante para garantir os benefícios desse nutriente, já que o nosso corpo não fabrica vitamina A, mas pode armazená-la no fígado, sendo utilizada pelo corpo quando for necessário. A deficiência ocorre quando essa reserva é baixa, exatamente pela não ingestão de alimentos contendo vitamina A, podendo afetar vários órgãos, especialmente os olhos, e provocando sinais de cansaço, pele seca e atraso no desenvolvimento, no caso das crianças.

Crianças e mulheres em fase de amamentação são as que mais precisam dessa vitamina essencial, mas os adultos e idosos também têm que estar atentos em relação à alimentação, para suprir as necessidades do corpo e mantê-lo saudável.

Benefícios da vitamina A

Os benefícios da vitamina A com a ingestão dos alimentos corretos são vários. Entre eles estão a manutenção da saúde da visão, evitando o surgimento de uma doença, a xeroftalmia, que provoca manchas nos olhos, secura, dificuldade em enxergar em locais mais escuros e até cegueira. A ingestão de alimentos com vitamina A protege a retina e previne catarata e degeneração macular.

O sistema imunológico é o mais beneficiado pelo consumo de vitamina A, que possui propriedades imunomoduladoras, com papel fundamental na renovação e no fortalecimento das células de defesa, combatendo bactérias, fungos e vírus.

Por ter importante ação antioxidante, esse nutriente também contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, agindo na renovação celular e na recuperação do colágeno e neutralizando os radicais livres em excesso, que são responsáveis por formar flacidez na pele e rugas. Além disso, ajuda no emagrecimento, já que acelera o metabolismo e contribui para inibir que se formem, no corpo, células de gordura.

Um dos maiores benefícios da vitamina A no organismo é a prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que esse nutriente tem ação anti-inflamatória e antioxidante, contribuindo com o relaxamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, melhorando a circulação no sangue, o que ajuda a controlar a pressão arterial. Os benefícios incluem também o controle dos níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.

Vitamina A é na ApisNutri

A ApisNutri dispõe do Vision + A, um suplemento alimentar em cápsulas que é elaborado com os carotenoides luteína e zeaxantina, somados às vitaminas A, C e E, além dos minerais zinco e cobre que, juntos, atuam na saúde dos olhos.

Vale lembrar que para o uso de suplementação é importante a indicação de um médico ou nutricionista, para evitar excessos na ingestão de vitamina A.

Clique aqui e conheça mais sobre o Vision + A no site da ApisNutri.

Por Denise Vilar

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print