Quais as doenças mais comuns no verão?

Home » Saúde » Quais as doenças mais comuns no verão?
a

A estação mais movimentada do ano tem muitas pessoas de férias, viajando, indo à praia e aproveitando o calor para aquele passeio individual ou familiar. O verão merece uma atenção especial quando se trata de doenças que costumam se manifestar nesta época.

Nessa época de calor, por exemplo, acontecem muitos casos de dengue, desidratação, insolação, intoxicação alimentar, entre outros. Para evitar essas enfermidades, confira essas dicas e tenha a segurança de que precisa para curtir o verão com tranquilidade.

DENGUE

A dengue é uma doença que deve ser evitada o ano inteiro, mas no verão, devido às altas temperaturas e a consequências de chuvas fortes, é muito comum os casos aumentarem. Com cuidados regulares e simples, você pode se prevenir e não ter um criadouro do mosquito dentro de sua casa.

Para isso evite que todo e qualquer recipiente possa acumular água parada, como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas, copos etc. Vale a pena dar aquela checada no quintal para ver se não há nenhum objeto acumulando água. Além disso, manter tampados tonéis e caixas d’água, fazer a limpeza de calhas, ralos e piscinas, amarrar bem as sacolas de lixo e descartá-las fora do alcance de animais, são alguns cuidados a serem tomados por todos nós.

DESIDRATAÇÃO

As temperaturas altas fazem com que nosso corpo gaste mais energia e percamos mais água e então, precisamos repor o líquido perdido para o corpo funcionar normalmente.

Beber 1,5 litro a 2 litros de água por dia, consumir frutas compostas por bastante líquido como melão, melancia, maçã, pêra e abacaxi, tomar água de côco, usar roupas leves e manter uma alimentação saudável, são requisitos para uma boa hidratação nesta época do ano.

INSOLAÇÃO

O verão convida para a praia, mas para que a pele não sofra, adote medidas como passar protetor solar ao menos 15 minutos antes de se expor ao sol, lembrando de repassar após voltar da água; evite a praia em horários de pico de raio solar, geralmente, das 11h às 16h; ingira muito líquido bebendo água ou sucos naturais; use roupas leves e frescas, além de contar com chapéus ou bonés para proteger sua cabeça do sol.

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

É o período ideal para que bactérias se proliferem com mais facilidade em alimentos mal armazenados ou manuseados. Evite contaminações esterilizando, refrigerando e armazenando corretamente os alimentos perecíveis.

Tente evitar frituras, alimentos pré-cozidos e comer em locais que não tenham a higiene adequada da comida. Lave bem as mãos antes de comer, além de higienizar frutas, legumes e verduras.

MICOSE

Essa é uma infecção bem desagradável causada por fungos que aparecem geralmente nos pés, virilhas e áreas de ‘dobra’ do corpo. Para se prevenir, não use calçados fechados por muito tempo; não compartilhe as mesmas toalhas e roupas; após se molhar, seque bem todas as regiões do corpo, especialmente, axilas, virilhas e dedos dos pés.

OTITE

Causada pelo contato dos ouvidos com água contaminada, a otite pode ser evitada com cuidados simples como secar bem as orelhas após mergulhar, nadar com protetores auriculares e, até mesmo, utilizar corretamente os cotonetes, limpando apenas a área externa das orelhas.

CONJUNTIVITE

A contaminação dos olhos é bem comum nesta época e você pode se prevenir não compartilhando objetos pessoais como toalhas, roupas e travesseiros; lavando muito bem as mãos e os olhos regularmente; usando álcool em gel e preferindo não ir à piscinas compartilhadas, por exemplo.

APISNUTRI

Cuidando da sua saúde e bem-estar, a ApisNutri produz e comercializa uma série de alimentos e suplementos para a manutenção do seu corpo. São variados produtos disponíveis entre chás, colágenos, vitaminas, minerais, nutrição esportiva, ácidos graxos e muito mais.

Conheça nossa loja virtual clicando aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print