Quais as doenças comuns do inverno?

Home » Geleia Real » Quais as doenças comuns do inverno?
a

As temperaturas e a umidade do ar baixaram, as chuvas deram uma trégua e, juntamente com toda essa mudança climática trazida pelo inverno, chegaram também as doenças típicas da estação — a maioria delas envolvendo o sistema respiratório. Conheça a seguir os males mais comuns no inverno e saiba como fortalecer a sua saúde para se proteger corretamente:

Gripe

Gripe nada mais é do que o resultado de uma inflamação nas vias aéreas superiores, ou seja, da zona imediatamente acima do nariz à garganta. Causada pelo vírus do tipo influenza, seus sintomas mais comuns são dores pelo corpo, febre, coriza, dores de cabeça, dores de garganta e secreção nasal. A duração da gripe não costuma ultrapassar o marco dos sete dias.

Muito comum no inverno, já existe uma vacina nos postos de saúde que combate a gripe e é muito indicada principalmente para quem faz parte do grupo de risco: pessoas com doenças crônicas, idosos e gestantes. Manter a imunidade e a saúde em dia, de modo geral, se alimentando bem e fazendo exercícios físicos, por exemplo, também auxiliam na prevenção da gripe.

Resfriado

O resfriado, também ocasionado por vírus, por sua vez, é mais brando do que a gripe e as pessoas infectadas apresentam sintomas como dores de garganta, congestão, espirros e coriza, com uma duração média de cinco dias. Infelizmente, pode ser que uma mesma pessoa sofra com resfriados consecutivos ao longo de períodos com baixa umidade do ar, como no caso do inverno.

Para evitar o resfriado, é preciso ter em mente que esta doença é transmitida com certa facilidade, sendo importante manter tanto as mãos quanto as superfícies compartilhadas muito bem higienizadas, além de investir em atividade física regular, boa alimentação e sono de qualidade.

Sinusite

A sinusite acontece quando a face, mais especificamente a região ao redor do nariz, inflama, ocasionando dor no local, dor de cabeça, secreção nasal e, em casos mais avançados, até mesmo febre. As pessoas que já sofrem com rinites alérgicas são mais propensas a desenvolver, também, crises de sinusite.

Dicas bacanas para prevenir a sinusite são: consumir alimentos ricos em antioxidantes, como o brócolis e o tomate, beber bastante líquido e, se sentir necessidade, investir em um aparelho umidificador de ar.

Pneumonia

A pneumonia pode acontecer após uma gripe ou um resfriado, já que infecções virais baixam a imunidade natural do corpo contra ações bacterianas, configurando-se a partir do momento em que a inflamação das vias aéreas superiores atinge os pulmões. Os sintomas da pneumonia costumam ser febre alta e tosse insistente e com secreção amarelada ou esverdeada e calafrios. Em casos mais graves, pode-se sentir também falta de ar.

Uma forma bastante eficiente de se tratar a pneumonia é, justamente, cuidando bem da gripe ou do resfriado anterior, se for o caso, e tomando a vacina da gripe.

Asma

Algumas pessoas possuem certa predisposição a sofrer com asma, principalmente durante o inverno, que é quando fatores alérgicos causam inflamações no pulmão, dificultando a respiração. Trata-se de mal comum até mesmo em crianças, e dentre os sintomas de uma crise asmática estão a falta de ar, a tosse e os chiados no peito.

Evitar a asma passa por identificar o agente alérgeno que a causa, como é o caso da poeira, do pólen e da fumaça, por exemplo.

COMO MANTER A IMUNIDADE ALTA

Independentemente da doença que se pretenda evitar, é fundamental que se mantenha a imunidade alta, principalmente durante o inverno. Para isso, as dicas mais importantes são, também, as mais clichês e que não devem ser ignoradas:

1. Manter a alimentação saudável como um hábito, garantindo que o organismo obtenha vitaminas e minerais necessários para a saúde.

2. Fazer atividade física com regularidade.

3. Estabelecer uma boa rotina de sono

4. Beber bastante líquido.

5. Manter os exames em dia, já que por meio deles será possível identificar, por exemplo, possíveis deficiências vitamínicas capazes de baixar a imunidade.

MEL E DERIVADOS DA APISNUTRI

A ApisNutri conta com uma grande variedade de produtos fabricados com mel e derivados, formulados com toda a qualidade que só a ApisNutri oferece aos seus clientes e sendo excelentes opções para auxiliar a manter a saúde em dia, principalmente durante as estações mais secas do ano, como no caso do inverno.

Clique aqui e conheça o catálogo de produtos da a ApisNutri.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print