Quais as consequências da falta de zinco para o organismo

Home » Saúde » Quais as consequências da falta de zinco para o organismo
a

Quem busca uma vida saudável e equilibrada precisa estar atento aos minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Um desses principais micronutrientes é o zinco, que tem um papel importantíssimo na saúde humana.

O zinco auxilia no bom funcionamento metabólico, previne câncer e doenças crônicas, combate o envelhecimento precoce, melhora a fertilidade, auxilia no crescimento infantil e tem inúmeros outros benefícios. Por isso, manter a ingestão adequada de zinco é essencial para a saúde, principalmente das crianças, idosos e gestantes.

Benefícios

O zinco é um excelente aliado para a longevidade e prevenção de doenças degenerativas. Isso porque ele possui ação antioxidante, atuando no combate dos radicais livres, o que é fundamental para o bom funcionamento das células. Ele é muito importante, por exemplo, na prevenção do Alzheimer, sendo muito comum os portadores dessa doença apresentarem baixos níveis de zinco no organismo.

Outro papel importantíssimo do zinco ocorre nas funções metabólicas. Esse mineral está presente em diversas reações enzimáticas que têm papel muito importante, por exemplo, na digestão de diversos tipos de proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucléicos. Ele também está bastante presente nas células, contribuindo na proteção celular, na estruturação de membranas, no DNA, RNA, entre outras funções.

Sintomas da falta de zinco

O zinco é essencial em diversos aspectos do nosso organismo, pois ele participa de várias funções do corpo humano, como a produção de células. Ele está presente na estrutura de membranas celulares, proteínas, no combate às infecções, participa da síntese de hormônios e transmissão de impulsos nervosos e de mais uma série de funções vitais.

É por isso que, quando não está disponível, pode causar inúmeros desequilíbrios ao corpo. A falta de zinco no organismo causa sintomas como:

  • Enfraquecimento da imunidade;
  • Queda de cabelo;
  • Perda de peso;
  • Dificuldade na cicatrização de feridas;
  • Perda de apetite;
  • Infertilidade;
  • Diminuição de paladar e olfato;
  • Déficit de crescimento e maturidade sexual (em crianças).

Causas para a carência de zinco

O zinco não é produzido no corpo humano, por isso seus níveis estão relacionados principalmente com a ingestão de alimentos e com fatores que inibem a absorção pelo organismo.

Os alimentos com maior quantidade de zinco e com melhor biodisponibilidade do elemento são de origem animal, como carnes bovinas, leites e derivados, aves e peixes. Alimentos de origem vegetal, como feijões, grão de bico, semente de abóbora também possuem ótima quantidade do mineral.

Alguns grupos de pessoas apresentam maiores riscos de ter carência de zinco, entre eles estão pessoas que realizaram cirurgias gastrointestinais ou têm distúrbios digestivos – o que pode comprometer a absorção de nutrientes. Também indivíduos que possuem uma dieta nutricionalmente desequilibrada, geralmente rica em carboidratos, poucas carnes e pobre em legumes e verduras.

Mulheres grávidas e lactantes também devem se preocupar com zinco, visto que ele é essencial ao feto e aos bebês, podendo ficar menos disponível à mãe, durante a gestação e amamentação. Idosos também são um grupo vulnerável, visto que a absorção de zinco tende a ser menor com o envelhecimento.

O que fazer quando há carência de zinco

Caso esteja em algum grupo de risco ou perceba alguns dos sintomas relacionados à falta de zinco, é recomendada avaliação médica e nutricional para orientação, avaliação e prescrição de suplementos para a reposição do mineral. A reposição dá conta de resolver grande parte dos casos, porém precisa ser realizada na dosagem certa, visto que o excesso também é prejudicial.

Suplemente com a ApisNutri

Para a deficiência de zinco ou qualquer outro mineral, a ApisNutri é a escolha certa. A ApisNutri trabalha promovendo saúde e bem-estar a seus clientes por meio da alta qualidade de seus produtos.

Em seu catálogo é possível encontrar suplemento de zinco isolado ou em conjunto com outros elementos. Também disponibiliza cápsulas de zinco para veganos.

Conheça a loja online, com entrega para todo o país, clicando aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print