Quais as causas e os tipos de acne?

Home » Dicas » Quais as causas e os tipos de acne?
a

Embora a acne seja vista como um problema dos adolescentes, é uma condição inflamatória da pele que pode acontecer em qualquer fase da vida.

O que causa a acne é a obstrução dos poros por produção de gordura, e também células mortas, de maneira que será gerado uma inflamação pelas bactérias presentes nessa circunstância, podendo também ser causada por desregulação hormonal, ou até mesmo tendência a inflamação por motivo de pele sensível.

O que desencadeia a acne está relacionado individualmente a cada um, pois pode haver uma causa genética, um motivo medicamentoso, a utilização de produtos que não sejam o correto para peles que tenham uma predisposição acneica, alimentação rica em gorduras, e até fatores climáticos.

Veja alguns comportamentos que podem contribuir para o aparecimento de espinhas, resolvemos elencar alguns um dos motivos mais comuns:

1 – Usar maquiagem diariamente: assim a pele não tem como respirar. Apenas uma limpeza no final do dia não desobstrui totalmente os poros do acúmulo de resíduos diários, por isso, deve haver um equilíbrio na utilização de produtos como bases e corretivos.

2 – Uso de filtro solar é muito importante: como deve ser utilizado todos os dias, o filtro deve ser aplicado uma versão que seja livre de óleos ou a pele ficará ainda mais oleosa, criando um ambiente propício para o surgimento de acne.

3 – Limpeza da pele: é preciso utilizar produtos indicados para peles oleosas e realizar, ao menos, duas vezes ao dia. Após o uso, é essencial hidratar com produtos que sejam em gel, que são livres de óleos, pois são próprios para peles acneicas e ajudam a minimizar a produção de sebo – o maior vilão das peles predispostas a terem espinhas.

Cabe ressaltar que limpar demais a pele também é prejudicial no caso de acne.

Retirar a oleosidade natural da pele muitas vezes ao dia ocasiona o efeito rebote, pois a pele começará a produzir mais óleo na tentativa de repor a oleosidade natural, motivo pelo qual não se deve lavar o rosto mais que três vezes ao dia.

Por se tratar de um problema de pele, essa condição inflamatória deve ser verificada de dentro para fora, por isso um dos fatores que aumentam a probabilidade do aparecimento da acne é a má alimentação. O consumo de produtos como queijos muito gordurosos, chocolates, frituras, derivados do leite e carnes gordurosas estão diretamente ligados ao fator que eleva o aparecimento de espinhas.

Existem também causas específicas que levam ao aparecimento da acne: motivos hormonais que elevam a produção de gordura na pele, período menstrual em que a disfunção de alguns hormônios também causa o aparecimento de espinhas, o uso de corticoides e anti-inflamatórios, gravidez, e predisposição genética.

Por se tratar de um problema de pele inflamatório existem várias maneiras de prevenção, entre eles, manter a alimentação balanceada, fazer a limpeza correta da pele, utilizar produtos corretos para o seu tipo de pele e evitar a exposição rotineira ao sol, fazem toda a diferença no tratamento para o não aparecimento de acne.

Cuidar da pele não está simplesmente em realizar o skincare diário. O cuidado maior está diretamente ligado ao que você ingere E, para auxiliar nesse cuidado de dentro para fora, a ApisNutri possui uma linha completa de alimentos e suplementação para a ingestão correta de nutrientes no seu cuidado com a pele e com seu corpo, como shakes, colágenos, polivitamínicos, suplemento de fibras e muito mais.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print