Quais alimentos ajudam na melhora dos sintomas da menopausa?

Home » Alimentação Saudável » Quais alimentos ajudam na melhora dos sintomas da menopausa?
a

A menopausa é um período da vida da mulher que, na maioria das vezes, costuma causar bastante receio, justamente porque muito se fala sobre essa fase. Nem todo mundo sabe, mas alguns alimentos ajudam – e muito! – a diminuir os sintomas da menopausa, tornando esse momento tão importante do ciclo feminino mais leve.

FIM DO CICLO MENSTRUAL

Antes de falar da menopausa, é essencial lembrar do climatério – período de transição que ocorre no corpo feminino, marcando a finalização do período fértil. Climatério e menopausa não são sinônimos.

Climatério é, como os especialistas chamam, o lapso temporal que acontece entre o período reprodutivo (de ciclos menstruais ativos) e o período não reprodutivo (ausência de ciclo menstrual) da mulher, sendo, portanto, uma fase de transição de um para outro.

Menopausa é o nome que se dá ao período em que uma mulher enfrenta uma queda hormonal significativa, marcada pelo último estágio do seu ciclo menstrual. Por norma, a menopausa acontece entre os 45 e os 55 anos de idade, embora algumas mulheres passem por ela por volta dos 40 anos, que é quando se fala em menopausa precoce ou prematura.

Ou seja, a menopausa, em si, não é uma doença, mas sim um processo natural do organismo feminino. De toda forma, alguns sintomas podem indicar que a menopausa está acontecendo e eles podem ser bastante incômodos.

Dentre os sintomas mais comuns estão a alteração no fluxo menstrual, que pode se tornar mais ou menos frequente e mais ou menos escasso do que o normal, a hemorragia, o estresse, a ansiedade, os episódios depressivos, a baixa nos níveis de cálcio, as ondas de calor, as alterações na libido e no padrão de sono e a variação de humor.

ALIMENTOS QUE AUXILIAM A AMENIZAR A MENOPAUSA

Uma pesquisa realizada no ano de 2018 pela Universidade de Leeds, que fica no Reino Unido, demonstrou que, a depender da dieta que uma mulher segue, a sua menopausa pode ser adiantada ou atrasada. Ao todo, mais de novecentas mulheres na faixa dos quarenta aos sessenta e cinco anos de idade participaram do estudo e tiveram seus hábitos analisados.

O resultado revelou que aquelas que consumiam mais peixes e vegetais frescos diariamente apresentaram o quadro de menopausa até três anos a mais do que a idade considerada mediana para esse estágio na Inglaterra. Por outro lado, as mulheres que mantinham o hábito de comer mais carboidratos do tipo simples, como é o caso do arroz e das massas em geral, anteciparam seus climatérios em até um ano e meio.

Agora que já se sabe o quanto uma dieta equilibrada pode ser fundamental para passar bem pela menopausa, chegou o momento de saber quais alimentos ajudam a amenizar os sintomas.

Linhaça e salmão: tanto a linhaça quanto o salmão são excelentes fontes de ômega 3 e auxiliam no controle das tão famosas e desagradáveis ondas de calor, que são comuns durante o climatério.

Mirtilo e amora: o mirtilo e a amora também podem ser um ótimo aliado da mulher que está enfrentando a menopausa, já que é uma fruta rica em polifenóis (que ajuda a controlar o estresse) e antioxidantes.

Banana: a banana é uma fruta rica em um aminoácido chamado triptofano, que ajuda a manter a produção ideal do hormônio serotonina e, consequentemente, amenizar os episódios depressivos.

Leguminosas: intensificar o consumo de leguminosas como o feijão, a ervilha, a proteína de soja, a vagem, o grão-de-bico e a lentilha é uma boa pedida durante a menopausa, já que elas proporcionam ao organismo uma série de vitaminas e minerais essenciais para o regular funcionamento do corpo.

Leite desnatado: o leite desnatado, assim como as preparações derivadas dele (iogurtes e queijos brancos, por exemplo), diminuem os danos da perda de cálcio que pode acontecer na menopausa e evitam, por fim, quadros mais graves como a osteoporose e a osteopenia.

A LECITINA DE SOJA DA APISNUTRI

A Lecitina de Soja da ApisNutri é uma excelente opção tanto para quem quer passar pela menopausa com mais leveza quanto para aqueles que buscam por uma vida mais saudável de modo geral, independentemente do momento da vida. Trata-se de um produto que é fonte de fosfolipídios e conta com toda a qualidade ApisNutri.

Clique aqui e conheça o produto.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print