Por que o ferro é essencial para o organismo?

Home » Ferro » Por que o ferro é essencial para o organismo?
a

Quem nunca se sentiu muito cansado, sem disposição até para sair da cama pela manhã e associou esses sintomas a noites mal dormidas ou à intensidade das atividades do dia a dia? É bem provável que essa indisposição tenha relação com a rotina estressante, mas é bom investigar com mais atenção, porque pode ser causada por falta de ferro, nutriente essencial para o corpo.

Por que o ferro é fundamental para o organismo?

É preciso entender a importância desse mineral para o nosso organismo, sabendo que ele atua especialmente na fabricação das células vermelhas do sangue. O ferro é fundamental para a formação da hemoglobina, – um componente dos glóbulos vermelhos – responsável por transportar o oxigênio para todo o corpo, garantindo assim o funcionamento correto do metabolismo e do sistema imunológico.

A deficiência de ferro no organismo traz uma série de consequências, como atrapalhar o crescimento e prejudicar a aprendizagem da criança, provocar fadiga e diminuição da capacidade produtiva do adulto e, no caso das gestantes, trazer risco de morte materna no parto e também do recém-nascido. Geralmente, essa deficiência surge por maus hábitos alimentares, como o frequente consumo de produtos industrializados, que são pobres em nutrientes, e a falta de alimentos ricos em ferro, provocando um distúrbio nutricional denominado anemia ferropriva.

Os grupos mais afetados pela anemia são as crianças, meninas adolescentes, gestantes, mulheres que estão em fase de reprodução ou amamentando. Entretanto, a deficiência de ferro também pode atingir homens adultos e idosos, tudo depende da alimentação e do quadro geral de saúde de cada indivíduo. Portanto, fica aqui o alerta para pessoas de todas as idades que se preocupam com a prevenção de doenças e a manutenção de hábitos saudáveis.

Entre os principais sintomas de falta de ferro no organismo estão fadiga, muito sono durante o dia, desânimo, falta de apetite, dificuldade de concentração, perda de memória, palidez, branco na borda dos olhos e nos lábios, queda de cabelo e ainda, frequência de infecções, provocadas pela baixa imunidade. Diante desses sinais, não perca tempo, é fundamental procurar um médico que solicite exames de sangue para verificar os níveis de ferro no organismo e, caso estejam baixos, iniciar o tratamento adequado, focando na qualidade da alimentação e na prescrição de suplementos à base desse mineral.

Alimentação rica em ferro

Nós já sabemos que a falta de ferro no organismo pode afetar pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, que não conseguem ter uma alimentação adequada. Então, para prevenir anemia, é preciso incluir no dia a dia alimentos de origem animal e vegetal que são fontes de ferro. Confira os principais:

Carnes vermelhas, em especial as vísceras (fígado, rim e coração);

Carnes brancas (aves, peixes e mariscos crus);

Folhosos verde-escuros, como couve, agrião e cheiro-verde;

Leguminosas, incluindo feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e ervilha.

É muito importante também incluir na dieta alimentos como nozes e castanhas, açaí, rapadura e açúcar mascavo. No mercado, é possível encontrar ainda produtos alimentares enriquecidos com ferro, entre eles, leite, iogurte, cereais matinais e farinhas de trigo e de milho. No entanto, algumas vezes o ferro consumido por meio da alimentação não é suficiente para elevar o nível desse nutriente no corpo, trazendo a necessidade de ingerir suplementos.

Suplementação

A ApisNutri desenvolveu um suplemento alimentar líquido de vitaminas e minerais, que se tornou uma excelente opção para quem necessita elevar os níveis de nutrientes no organismo.

O DuSang é composto por três vitaminas, B1, B9 e B12, e três minerais, magnésio, ferro e cobre, auxiliando na formação das células vermelhas do sangue, no funcionamento do sistema imunológico e no metabolismo.

Clique aqui e saiba mais.

Por Denise Vilar

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print