Por que o café da manhã é fundamental?

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Para acordar com mais energia e disposição para vivenciar os desafios do cotidiano, muitas pessoas não abrem mão de uma refeição importante: o café da manhã.

Primeiramente, é necessário apontar que essa refeição é essencial para o bom funcionamento do corpo e para garantir energia para trabalhar, estudar ou fazer atividades físicas logo nas primeiras horas do dia. Afinal, durante o sono o corpo utiliza reservas de nutrientes e, por essa razão, ele precisará de combustível, isto é, de nutrientes para voltar a funcionar com energia ao longo da manhã. Ao consumir um café da manhã com porções adequadas de alimentos, você também evita os exageros à mesa no horário do almoço já que sentirá menos fome do que quem costuma pular essa refeição.

Como escolher um café da manhã saudável

Há cada vez mais opções de alimentos nos supermercados e, por vezes, isso confunde o consumidor no momento de montar refeições com bons nutrientes. Abaixo, temos uma sugestão de alimentos que devem compor um café da manhã equilibrado e saudável e que podem ser encontrados em qualquer lugar no território nacional. Para montar essa refeição você pode eleger uma fruta ou suco de fruta, como laranja, um alimento composto por cereais ou trigo, à exemplo do pão ou da torrada, e uma proteína como queijo, laticínios ou ovos.

O café é uma paixão nacional e pode ser incluído no desjejum, já que é um estimulante e garante mais atenção às atividades que você desenvolverá após acordar. Outras sugestões de frutas que você pode incluir logo pela manhã são: mamão, melão ou banana. Cada uma delas possui propriedades importantes para o corpo e a alternância delas fará também que você possa economizar ao ir às compras no supermercado, afinal, poderá escolher a cada semana, por exemplo, as frutas que tenham melhores preços, caso das frutas da estação na região em que você mora.

Caso você queira substituir o tradicional pãozinho, pode selecionar o cuscuz ou a tapioca para compor a mesa. O cuscuz, por exemplo, confere saciedade ao organismo e também dispõe de fibras. Além disso, existem diversos tipos de pães para que você varie e crie um sabor diferenciado nas refeições. Você pode escolher o pão francês, assim como o integral, o pão de leite ou o de forma para não contar apenas com as mesmas opções em todo café da manhã.

Se você faz atividade física logo cedo, pode incluir alimentos que ofereçam ainda mais energia, tal como a pasta de amendoim, que pode ser consumida com a torrada ou o pãozinho. Se você é do time de pessoas que acorda sem fome, pode iniciar esse hábito com uma refeição pequena. Que tal consumir um iogurte natural com frutas e granola ou uma vitamina com leite e suas frutas preferidas? Lembre que nunca é tarde para incorporar um hábito saudável no seu dia a dia.

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