Por que a celulite aparece?

Home » Colágeno » Por que a celulite aparece?

A hidrolipodistrofia ginóide, popularmente conhecida por celulite, é um problema estético caracterizado pela textura irregular da pele, ondulações e furinhos, devido ao acúmulo de gordura subcutânea (embaixo da pele). Não é considerada uma doença e não causa sintomas geralmente, apenas nos quadros mais graves podem ocorrer dores e inchaços, prejudicando a qualidade de vida da pessoa afetada.

Causas da celulite

Enquanto 95% das mulheres têm algum grau de celulite, nos homens a condição é bem menos comum. Isso porque, o hormônio feminino, estrogênio, é um dos fatores que podem favorecer o seu surgimento. Além disso, as regiões do corpo que geralmente apresentam celulite, são as mais sensíveis a esse hormônio, como: coxas, quadris, nádegas, podendo chegar também na parte inferior da barriga, braços e nuca.

Apesar de estar relacionada com a gordura corporal, a celulite não é exclusividade de pessoas acima do peso, também pode ocorrer em pessoas magras, sendo relacionada a distribuição da gordura no corpo e genética.

Atualmente a hidrolipodistrofia ginóide é classificada em quatro níveis:

  • grau 1: visível apenas quando ocorre contração muscular ou pressão na pele;

  • grau 2: “aspecto de casca de laranja” sempre visível e presença de nódulos pequenos, perceptíveis apenas por palpação (toque);

  • grau 3: furinhos, ondulações e nódulos pequenos sempre visíveis;

  • grau 4: aspecto “acolchoado”, apresentando mais nódulos e causando sintomas como prejuízo na circulação, inchaço, sensibilidade e dores.

A celulite é uma condição multifatorial, ou seja, causada por vários fatores, que ainda estão sendo estudados e outros ainda desconhecidos. Além da questão hormonal, existem outras que podem estar relacionadas ao seu surgimento, como: genética, tabagismo, sedentarismo, envelhecimento, excesso de peso, stress, hidratação e alimentação inadequadas.

Os problemas circulatórios também podem estar associados à celulite, pois prejudicam a drenagem das toxinas presentes na gordura subcutânea, causando acúmulo de líquido na região. Alguns tipos de anticoncepcionais podem favorecer o surgimento de celulites, pois adicionam hormônios ao organismo.

Prevenção da celulite

Existem inúmeros tratamentos estéticos para a celulite, mas assim como as suas causas, ainda não são totalmente comprovados, além de não eliminarem definitivamente o problema. Por isso, a melhor estratégia é a prevenção, adequando os maus hábitos relacionados ao seu desenvolvimento, buscando amenizar o problema e melhorando a saúde no geral.

Mesmo para quem opta por realizar tratamentos estéticos, as mudanças devem ser feitas em conjunto para que os tratamentos tenham algum efeito. São elas:

Alimentação

É preciso adotar uma alimentação equilibrada, controlando a quantidade de açúcar e gorduras consumida, além disso, aumentar o consumo de alimentos saudáveis, incluindo verduras, legumes e frutas.

Também é necessário evitar o consumo aumentado de sódio (sal), pois ele favorece a retenção de líquido presente na celulite. Beber uma quantidade adequada de água também é imprescindível para melhora da circulação sanguínea e prevenção da retenção de líquido.

Atividade física

Abandonar o sedentarismo é uma boa estratégia para prevenir e amenizar a celulite, devido à perda de gordura corporal que ela pode proporcionar e ao fortalecimento dos músculos, trazendo sustentação e uma aparência mais firme para a pele.

Outro mau hábito que deve ser abandonado é o tabagismo, pois o cigarro contém nicotina, substância que causa prejuízos à circulação sanguínea com o passar do tempo. Além disso, contém toxinas absorvidas pelo organismo que tendem a acumular nos depósitos de gordura, favorecendo o desenvolvimento da celulite.

Trio Active

A Apisnutri apresenta uma linha completa incluindo alimentos naturais, funcionais, suplementos alimentares e nutracêuticos, oferecendo produtos com alto padrão de qualidade.

O Trio Active da ApisNutri possui em sua fórmula óleo de cártamo, girassol e sementes de uva, além de cafeína, vitaminas e cromo.

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print