Osteoporose: você sabe o que é?

Home » Cálcio » Osteoporose: você sabe o que é?
a

A osteoporose é uma condição que afeta grande parte da população brasileira, principalmente mulheres, sendo um problema bastante comum que possui grande influência na qualidade de vida.

Provavelmente você já ouviu falar nela, mas você sabe realmente o que é? É importante identificá-la e entender como preveni-la.

A palavra “osteoporose” vem do grego e significa “ossos porosos”. É uma doença descrita como a fragilidade e aumento de porosidade dos ossos que, por essas condições, ficam mais susceptíveis a fraturas. Em condições normais de funcionamento do organismo, os tecidos ósseos são renovados em nosso corpo o tempo inteiro, assim como todos os tecidos que constituem nosso organismo.

Nesse processo, um grupo específico de células produz o tecido ósseo e, à medida que se desgasta, é destruído por outro conjunto de células diferentes. Assim, esses dois tipos de células estão sempre em equilíbrio em um corpo saudável. O que ocorre em alguém com osteoporose é justamente o desequilíbrio entre a produção e a destruição desse tecido. Isso significa que, nesse caso, a atividade das células destruidoras do tecido ósseo supera a síntese, levando à diminuição da massa óssea.

É importante salientar que, em geral, não há sintomas ou sinais de osteoporose e o diagnóstico tende a surgir após alguma fratura sofrida decorrente de algum tipo de impacto. No entanto, uma diminuição de estatura em alguns centímetros, bem como uma postura muito curvada também podem indicar que há algo errado nesse sentido.

As fraturas mais frequentes desencadeadas pelas lesões ligadas a essa doença ocorrem nas vértebras que, quando comprimidas, podem causar essa diminuição da estatura e problemas no punho, costelas e fêmur. Por isso, quando manifestada, a dor surge exatamente nos locais onde houve tal desgaste ou fratura óssea.

Essa perda de resistência caracterizada pela diminuição da densidade dos ossos está bastante relacionada ao envelhecimento, sendo, portanto, mais comum em pessoas com mais de 50 anos, e incidindo mais sobre a terceira idade. Isso ocorre porque, ao longo do tempo, o corpo vai perdendo aos poucos a capacidade de absorver e metabolizar o cálcio.

Os ossos se constituem como uma matriz onde se depositam complexos minerais ligados ao cálcio, e por isso ele é um dos minerais essenciais na formação do esqueleto e garante maior resistência óssea, fazendo parte também de processos como a liberação de hormônios, contração muscular, funções neuromusculares, coagulação do sangue e manutenção dos dentes.

É um nutriente importantíssimo, sobretudo em nossa fase de crescimento, quando a síntese de tecido ósseo é acelerada. Assim, quando não consumimos uma quantidade mínima de cálcio diária, por meio da alimentação, ou quando nosso organismo é incapaz de absorvê-lo, nossos ossos tendem a enfraquecer.

Prevenção

Para prevenir a osteoporose, é importante que, independentemente da idade, se tenha um estilo de vida mais saudável. Isso inclui ter uma alimentação rica em cálcio e vitamina D e uma rotina exercícios físicos que ajudem a fortalecer os músculos, e consequentemente os ligamentos e as articulações. Ainda, se expor ao sol por, aproximadamente, 15 a 20 minutos por dia, em horários de temperatura mais amena pode estimular a produção de maiores quantidades de vitamina D, aumentando a saúde dos ossos e a absorção do cálcio pelo organismo.

Estes são alguns dos cuidados que auxiliam a manter os ossos fortalecidos, retardando a perda de massa óssea. Mas, em alguns casos quando há baixos níveis de cálcio no sangue, é recomendado o uso de suplementos de cálcio e vitamina D para ajudar na absorção desse mineral e consequentemente na formação dos ossos, diminuindo o risco de osteoporose.

Suplementos

A ApisNutri dispõe de um suplemento constituído de carbonato de cálcio e vitamina D3 (colecalciferol), o Ca + D3. O consumo de suplementos é fundamental para atingir um desempenho ideal do sistema imune, tão necessário para a uma boa absorção do cálcio e outros minerais pelo organismo.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print