Osteoartrose: o que é e quais os sintomas?

Home » Articulações » Osteoartrose: o que é e quais os sintomas?
a

A osteoartrose é sinônimo da osteoartrite, que é uma doença com característica reumatoide e que causa a degeneração progressiva das articulações.

Trata-se de uma doença crônica que afeta vários locais das articulações, com maior incidência nas cartilagens, ligamentos e líquido sinovial. Ela desenvolve-se a partir de alterações no sistema imune que passa a absorver o líquido sinovial e o material celular das cartilagens nas articulações e diminui ou cessa a produção das mesmas. Devido a isto, ela pode ocorrer em qualquer idade e não apenas em pacientes da terceira idade.

Devido à limitação que as pessoas que são acometidas pela doença sofrem, a Organização Mundial de Saúde passou a classificá-la em quarto lugar no ranking das doenças que mais afetam diretamente a qualidade de vida e limitam o bem estar pessoal e profissional.

A osteoartrose pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, sendo mais presente nos joelhos, quadris, tornozelos e pés, pois é onde o peso se concentra devido à força da gravidade e excesso de peso.

Também pode aparecer na parte superior do corpo, nos cotovelos, mãos e punhos, neste caso, a causa é muitas vezes o esforço repetitivo ou membro que fica muito tempo na mesma posição.

Sintomas da osteoartrose

Os sintomas estão relacionados a dores no local acometido, principalmente durante o dia e costumam a melhorar em repouso e durante o sono. A melhora durante a noite se deve a menor movimentação do local que fica sem realizar esforços.

O membro geralmente fica mais rígido e com movimentação reduzida. Quando o quadro já está em estágios avançados, pode ocorrer deformação visível no local da lesão. Também são comuns sintomas relacionados a vermelhidão do local, acompanhada de calor e inchaço na região afetada.

Diagnóstico da osteoartrose

Com base nas informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, para diagnosticar a osteoartrose é necessário levar em consideração critérios pontuais sobre os sintomas.

Desse modo, o paciente deve apresentar pelo menos um mês e duas semanas da presença de quatro fatores: durante o período da manhã, sentir rigidez nas articulações, que permanecem por aproximadamente uma hora; presença dos sintomas da doença em no mínimo três locais, que geralmente são próximos ou simétricos (dois lados do corpo); possuir nódulos no local da dor (semelhantes a caroços); ter fator reumatoide na corrente sanguínea comprovado através de exames laboratoriais e alterações em mãos e punhos observadas em exames radiológicos.

ApisNutri e a Osteoartrose

Além da importância do diagnóstico precoce, a prevenção de doenças articulares também é bastante relevante.

Artro-MSM Apisnutri é um produto elaborado com colágeno tipo II, fundamental para a formação das cartilagens ao redor dos ossos e excelente fonte de proteínas. Também possui o metilsulfonilmetano (MSM), uma substância sulfurada, que possui átomos de enxofre em sua composição, que auxilia na formação da elastina e da condroitina, componentes articulares que favorecem a recuperação articular.

Clique aqui e conheça mais sobre o Artro-MSM da ApisNutri.

Por Fabiana Castro da Rosa

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print