Os benefícios do ômega para a saúde da mulher

Home » Óleos » Os benefícios do ômega para a saúde da mulher
a

Perceber a importância de ter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e atividades físicas frequentes, é fundamental para quem preza manter o bom funcionamento do organismo. Para isso, é necessário consumir os nutrientes que têm funções especiais para o nosso corpo. Um deles é o ômega 3, que auxilia na prevenção e também no tratamento de uma série de doenças, beneficiando especialmente as mulheres quando há a necessidade de promover o equilíbrio hormonal, atuando também na saúde da pele.

Para entender o que é o ômega 3, é preciso saber que há também o 6 e o 9, e que todos são gorduras insaturadas formadas por ácidos graxos, que cumprem funções essenciais para as células, produzindo energia e alimentando os tecidos. Essa numeração – 3, 6 e 9 – é determinada pela composição química de cada uma delas.

Classificados como gordura boa, os ômegas trazem benefícios que incluem principalmente importante ação anti-inflamatória, controlando os níveis de glicemia e colesterol, como também melhorando a disposição do corpo, a memória e prevenindo doenças cerebrais e cardiovasculares. Os ômegas 3 e 6 não são produzidos pelo organismo, daí a importância de adquiri-los por meio do consumo de alimentos ou de suplementos.

O mais conhecido é o ômega 3, que é dividido em três ácidos com diferentes funções: eicosapentaenoico (EPA), responsável pela redução das inflamações e pelo equilíbrio dos níveis de triglicerídios e colesterol; docosahexaenoico (DHA), desenvolvimento do cérebro e amenizar sintomas de Alzheimer, depressão e déficit de atenção; e alfa-linolênico (ALA), conhecido por ser fonte de energia e ajudar no tratamento contra o câncer.

ômega 6 tem como função ajudar no crescimento das células, beneficiando a pele, os músculos e o cérebro. Já o ômega 9 é o único produzido pelo organismo, mas para agir precisa dos ômegas 3 e 6. É ele quem colabora com a produção de hormônios sexuais e tem papel primordial na absorção de vitaminas.

As mulheres são as mais beneficiadas ao consumir ômega 3, já que esse nutriente auxilia na melhoria da qualidade da pele por agir na membrana celular, mantendo-a flexível e hidratada e amenizando as rugas, colaborando ainda com a saúde dos cabelos e das unhas. Por ter efeito antioxidante, o ômega também protege a pele de possíveis danos causados pela exposição ao sol e ajuda no tratamento da flacidez e da acne.

Os benefícios para a saúde feminina não param por aí. Ele é um fator importantíssimo para o equilíbrio hormonal e ainda colabora com o aumento do nível de dopamina, neurotransmissor responsável por regular emoções, ajudando no desejo sexual e no humor. Ele também potencializa o desempenho durante atividades físicas, seja na academia ou na clínica de fisioterapia ou reabilitação.

Na gravidez, a suplementação pode ser indicada para melhorar o desenvolvimento neurológico e reduzir riscos de baixo peso da criança, como também prevenir problemas como parto prematuro, depressão materna e pré-eclâmpsia, entre outros. Durante a amamentação, ajuda na nutrição da mãe do bebê, caso seja necessário.

Muitos alimentos ricos em ômega 3 já fazem parte do dia a dia do brasileiro, como feijão, abóbora e ovos, mas para reforçar a quantidade desse nutriente, é preciso incluir mais alguns. Peixes como salmão, sardinha e atum são as principais fontes. Ele também está nas castanhas, nas nozes e no azeite de oliva, assim como nas sementes, a exemplo de linhaça e chia.

A lista de alimentos para quem quer incluir essa substância na dieta é bastante diversificada e fácil de ser encontrada. Na seção de peixes, além de crustáceos como camarão e caranguejo, o consumidor pode escolher entre bacalhau, pescada, anchova, corvina, arenque e linguado. Também são bem-vindos os vegetais verdes (espinafre, brócolis e couve), as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha) e as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes e pistache).

Além da dieta alimentar, o médico ou nutricionista pode recomendar o uso de suplementação. A ApisNutri disponibiliza o Ômega 3, 6, 9 Mulher, elaborado com os óleos de borragem, prímula e linhaça extraídos a frio e vitamina E.

Esse suplemento é fonte natural e vegetal de ácidos graxos mono e poli-insaturados, essenciais para manutenção da fisiologia e metabolismo corporal, como também da produção de substâncias como hormônios e neurotransmissores.

Por Denise Vilar

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print