Os benefícios da Vitamina D para o corpo humano

Home » Saúde » Os benefícios da Vitamina D para o corpo humano
a

A vitamina D, também conhecida como Calciferol e Colecalciferol, é um hormônio produzido pelo organismo (esteróide) fundamental para o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano.

Manter os níveis de vitamina D regulados garante que funções importantes para a saúde ocorram devidamente, além de trazer benefícios excelentes. Por isso é tão importante saber como funcionam a obtenção e a ativação desse hormônio no corpo, além de manter acompanhamento médico para supervisionar o índice dessa vitamina essencial ao organismo.

Dentre as numerosas funções e benefícios da vitamina D para a saúde e para o funcionamento do organismo humano, as sete principais estão listadas abaixo:

  1. Regula a absorção de fósforo e de cálcio;

  2. Auxilia na prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres;

  3. Contribui para a fortificação de tecidos musculares, dos dentes e dos ossos;

  4. Mantém o funcionamento regular e a saúde do cérebro;

  5. Reduz inflamações das mais diversas naturezas;

  6. Regula os sistemas autoimune / imunológico e cardiovascular; e

  7. Auxilia no correto funcionamento do metabolismo e na absorção de insulina, evitando o diabetes.

Os benefícios da vitamina D realmente são muitos, mas é importante dizer que seu excesso pode ser muito prejudicial, principalmente com a absorção exagerada de cálcio pelo organismo. Ainda não há um limite máximo que a medicina considere seguro, justamente por isso é tão importante acompanhar os níveis periodicamente, visitando um médico.

Para idosos com mais de 70 anos de idade, recomenda-se agendar uma consulta para acompanhamento a cada seis meses, pelo menos.

Embora a vitamina D seja produzida pelo corpo humano, ela necessita ser ativada por raios UV, por isso é que se fala bastante sobre a importância de tomar sol, mas há outras formas de obter esse hormônio, principalmente para os casos em que há uma deficiência severa. São três as maneiras de aquisição da vitamina D:

  1. Exposição ao sol: esta é a principal forma de obtenção da vitamina D. São necessários pelo menos 10 minutos de exposição ao sol entre 10h e 16h pelo menos duas vezes por semana, mas, preferencialmente, todos os dias – no rosto, nas pernas e pés e nos braços e mãos;

  2. Alimentação: alguns alimentos possuem vitamina D e devem ser consumidos para que o hormônio esteja sempre regulado no organismo. São eles: ovos, fígado bovino, cogumelos secos, leite, peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, queijos, carne bovina, carne suína, frango e carne de peru;

  3. Suplementos: geralmente, os níveis de vitamina D necessários para o organismo são adquiridos com alimentação adequada e exposição solar, conforme descrito nos tópicos acima. Porém, em alguns casos, como em pessoas com osteoporose, pode ser necessário suplementar. Esses suplementos são seguros e encontrados em farmácias e drogarias com facilidade, mas é extremamente necessário que haja prescrição e acompanhamento médico durante o uso.

ApisNutri, fundada em 1999, é focada em levar saúde, bem-estar e satisfação aos seus consumidores, oferecendo suplementos, alimentos e nutracêuticos de alta qualidade e inovadores para o uso cotidiano, promovendo a prevenção de doenças e auxiliando na obtenção de uma vida mais saudável.

Dentre as suplementações de vitamina D disponíveis no site, as versões gotas e cápsulas oferecem a dosagem máxima de vitamina D3 recomendada pela ANVISA.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print