Os benefícios da corrida para o organismo

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Além de ser uma atividade física acessível e livre de gastos absurdos, a corrida pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a mente de quem a pratica. Isso ocorre, principalmente, em virtude da liberação de hormônios e dos gastos calóricos através da prática de exercícios.

Confira, então, a lista de benefícios para o organismo obtidos por meio da corrida:

1. Prevenção de doenças cardíacas

A corrida exige movimentos constantes e intensos do corpo, logo, eleva o condicionamento físico, que poupa o coração de sobrecargas. Por isso, este exercício está diretamente relacionado com a proteção de doenças cardíacas. Com a constância da atividade, o controle do colesterol e da pressão arterial são regulados, trazendo efeitos positivos para a saúde do coração.

2. Proteção da saúde em geral

Ainda na linha de raciocínio do tópico anterior, a resistência física obtida pela corrida condiciona o corpo a fazer o bom uso do pulmão, que, consequentemente, tem sua função elevada. Além disso, a prática desse exercício pode elevar o funcionamento do sistema imunológico, resultando em uma maior proteção natural do organismo contra doenças.

3. Garantia da autoestima

Por se tratar de uma atividade com desafios e metas estipuladas, a corrida pode resultar em uma autoestima mais elevada para quem treina. A partir das metas traçadas junto à constância, é possível observar os desafios ficando mais distantes, ao mesmo tempo em que o condicionamento e a capacidade física aumentam, resultando em sentimentos de satisfação, orgulho e confiança, aliados da autoestima.

4. Alívio do estresse

A corrida também é capaz de reduzir os níveis de estresse através da movimentação do corpo. Isso ocorre devido à liberação de hormônios que provocam a sensação de felicidade, sendo capazes de alterar o humor em poucos instantes apenas por meio da realização de exercícios intensos, como a corrida. A sensação também pode ser prolongada com a constância, uma vez que o corpo se familiariza com a prática e, logo, também com a sensação.

5. Aumento da qualidade do sono

Da mesma forma como ocorre com o estresse, a liberação de hormônios através da corrida é capaz de beneficiar a qualidade do sono. O hormônio da endorfina é liberado após o exercício, sendo responsável pela sensação de bem-estar, que permite ao corredor uma noite de sono mais relaxada e tranquila.

6. Fortalece os músculos e elimina gorduras

Por ser uma atividade intensa e, normalmente, de longa duração, a corrida se destaca entre esportes que eliminam calorias com mais facilidade. Além disso, a repetição de movimentos garante a tonificação de músculos, aumentando a massa muscular de membros como o abdômen e os glúteos, favorecendo a substituição da gordura por massa magra.

7. Estímulo da produtividade e organização

Um dos grandes empecilhos para a produtividade é a má organização. Nesse sentido, a corrida está intrinsecamente relacionada ao esporte por se tratar de uma atividade que requer programação, ordem e foco em todos os aspectos. Antes de correr, é necessário se organizar com a alimentação completa, aquecimento, alongamento e, por fim, o treino, afinal, apenas com todos estes requisitos cumpridos será possível realizar a atividade com a intensidade completa e sem o risco de sofrer lesões.

Por isso, essa atividade estimula a produtividade e a organização, afinal, se trata de um hábito que requer estes tópicos para funcionar com excelência, além de ser muitas vezes praticado individualmente. Para quem procura por esportes que valorizem questões mentais e organizacionais, a corrida é uma boa alternativa.

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