O que são os radicais livres e o que eles podem causar?

Home » Alimentação Saudável » O que são os radicais livres e o que eles podem causar?
a

Radicais livres são moléculas extremamente instáveis e reativas produzidas pelo nosso corpo durante processos metabólicos.

Explicando a partir de um ponto de vista mais químico, estas moléculas possuem elétrons livres desemparelhados, o que faz com que elas reajam ativamente com qualquer outra molécula que esteja próxima a elas, adquirindo, portanto, seu caráter instável e possivelmente tóxico.

A produção destas moléculas ocorre em processos rotineiros, como é o caso da respiração, e, quando presentes em quantidades saudáveis, podem apresentar alguns benefícios ao nosso organismo, como por exemplo ao atuarem na defesa de corpos estranhos. Porém, a produção em excesso de radicais livres pode causar diversos malefícios, como a danificação de células saudáveis e de diferentes moléculas, como proteínas e até mesmo moléculas de DNA.

Uma possível alteração negativa muito conhecida do excesso de radicais livres no corpo, é o envelhecimento precoce, processo no qual o envelhecimento natural da pele é acelerado, podendo culminar no surgimento antecipado de rugas, manchas e na baixa elasticidade da pele. Alguns outros efeitos negativos que podem ocorrer devido à alta produção destas moléculas são o enfraquecimento do sistema imune e alguns distúrbios como artrites, catarata e arteriosclerose, processo que culmina no “endurecimento” das artérias.

Alimentação saudável

Algumas ações no nosso dia a dia podem aumentar a produção dos radicais livres no nosso corpo, como é o caso da má alimentação, marcada pelo consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e aditivos químicos, o hábito frequente do tabagismo, o alto consumo de bebidas alcoólicas, o excesso de estresse na rotina e a exposição recorrente a poluentes químicos e atmosféricos.

No entanto, da mesma forma que alguns fatores atuam no aumento da sua produção, alguns hábitos podem auxiliar na sua redução, como a diminuição de fatores de estresse no cotidiano, a prática regular de atividades físicas e a redução da ingestão de bebidas alcoólicas e do tabagismo. Contudo, a mais recorrente e, portanto, a principal forma de lidar com os radicais livres e diminuir sua produção no organismo, é a partir de uma alimentação balanceada e rica em fatores antioxidantes, que atuam na proteção celular e na neutralização destas moléculas instáveis em nosso corpo.

Alguns alimentos são reconhecidos como fundamentais na busca em reduzir a produção de radicais livres, a maioria por possuir ação antioxidante, como é o caso das frutas vermelhas, do açafrão da terra (também conhecido como cúrcuma), da linhaça, do licopeno e de alguns chás específicos como a cavalinha, camomila e o chá verde, podendo ser consumidos na sua forma fresca – in natura, ou com o auxílio de suplementos específicos.

ApisNutri

Licopeno da ApisNutri é um suplemento alimentar em cápsulas, fonte de licopeno de tomate. Possui uma composição rica nas vitaminas C e E, e nos minerais selênio e zinco, que contribuem para a ação antioxidante do produto, auxiliando no combate aos radicais livres, e, portanto, na manutenção de um estilo de vida mais saudável e balanceado.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print