O que pode causar coceira no couro cabeludo?

Home » Nutracêuticos » O que pode causar coceira no couro cabeludo?
a

A coceira no couro cabeludo é algo que pode ser bastante incômodo. Quando começa a acontecer com mais frequência, é essencial investigar o sintoma para saber qual é a causa, já que alguns fatores diferentes podem ocasionar esse tipo de coceira.

Se você está sofrendo com este problema ou simplesmente quer aprender mais sobre o assunto, continue a leitura e conheça as principais causas de coceira no couro cabeludo:

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é um mal bastante comum que afeta o couro cabeludo e causa, além da coceira, uma descamação mais severa da superfície e manchas avermelhadas. Em alguns casos, esta doença pode eclodir em razão de picos de estresse, capazes de alterar o funcionamento do organismo de tal forma que atingem até o couro cabeludo, aumentando a produção de sebo, ou baixando a imunidade a ponto de facilitar a infestação do local por fungos.

Alergia

Em alguns casos, a coceira no couro cabeludo pode ser ocasionada por uma reação alérgica como, por exemplo, a componentes de produtos capilares. Quando é este o caso, podem surgir erupções na pele, geralmente em todos os locais onde o produto entrou em contato com o corpo.

Lavagem incorreta dos fios

Lavar o cabelo de forma incorreta também pode ocasionar coceira na cabeça. Variáveis como a temperatura da água, a procedência dos produtos utilizados, a forma de lavar e de finalizar podem determinar a saúde do couro cabeludo. Algumas dicas para evitar sofrer deste mal são: evitar ao máximo usar água quente para lavar os cabelos, massagear a superfície com a ponta dos dedos fazendo uma pressão não muito grande e optar pelos produtos indicados para cada tipo de necessidade.

Estresse ou ansiedade

Conforme já mencionado, fatores psicológicos e emocionais podem, sim, causar episódios de coceira no couro cabeludo – tanto ser leves quanto severos – além de variar em duração. Nestes casos, é comum que haja, ainda, uma sensação de ardência na pele de todo o rosto, principalmente na testa.

Doenças

Alguns problemas nervosos, de origem neurológica, causam erupção cutânea e coceira na cabeça. Dentre as doenças que afetam os nervos estão o diabetes e a herpes zoster. Além disso, o hipotireoidismo, uma disfunção na glândula tireoide que baixa a resposta do metabolismo, pode fazer com que a pele, como um todo, se torne mais seca do que o normal, causando coceira. Outro exemplo são as doenças do fígado e dos rins.

Pediculose

A pediculose nada mais é do que uma infestação do couro cabeludo por piolhos e este fator causa uma coceira bastante significativa. É mais comum que este mal acometa crianças, principalmente as que já frequentam creches ou escolas, mas pode acometer adultos também, pois o parasita é transmitido por contato direto (uso de objetos contaminados).

Micose

Nem todo mundo sabe, mas a micose, infecção ocasionada por fungo, também pode atingir o couro cabeludo, quando passa a ser conhecida como tinea capilar. Tanto a coceira intensa quanto as erupções cutâneas são sintomas clássicos deste problema.

APISNUTRI

A ApisNutri possui uma linha de nutracêuticos que oferecem ao organismo uma suplementação específica de qualidade. São diversas linhas de produtos, incluindo Mel e Derivados, Bem-Estar, Nutrição esportiva, entre outras.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print