O que eu ia dizer mesmo? Saiba mais sobre os lapsos da memória

Home » Memória » O que eu ia dizer mesmo? Saiba mais sobre os lapsos da memória
a

Ir até um cômodo e se esquecer do que ia fazer lá, abrir a geladeira e não lembrar do que precisava pegar dentro dela, começar uma frase e esquecer completamente o que pretendia dizer… são muitas as manifestações de lapso de memória na rotina da maioria das pessoas, independentemente da idade. Ainda que seja algo comum, nem todo mundo sabe do que se trata, exatamente, esse esquecimento ou como ele surge.

O QUE É LAPSO DE MEMÓRIA?

O lapso de memória nada mais é do que um esquecimento momentâneo. É uma falha no processo de sinapse, que acontece no cérebro, precisamente no hipocampo, e tem por finalidade levar informações de um neurônio para outro.

A frequência com que esse esquecimento acontece e quanto tempo o problema demora para se resolver são variáveis que precisam ser observadas com cautela, caso a caso. No entanto, é possível dizer que esses eventos costumam ser comuns em momentos de maior estresse e de cansaço excessivo, seja ele físico ou mental.

De um modo geral, é o quanto isso afeta as atividades diárias de uma pessoa, representando, por exemplo, queda de produtividade no trabalho ou nos estudos, que vai ditar o quão grave a situação é, quando pode ser necessário programar uma visita a um médico neurologista.

QUAIS SÃO PRINCIPAIS CAUSAS DOS LAPSOS DE MEMÓRIA?

Entre as principais causas dessa falha, estão:

  1. Depressão.

  2. Uso de alguns medicamentos, como é o caso dos ansiolíticos, dos reguladores de pressão arterial, dos antidepressivos, dos calmantes, dos anticonvulsivantes e dos relaxantes musculares.

  3. Estresse: o acúmulo de responsabilidades pode gerar um estresse contínuo, com pensamentos que invadem o cérebro daquela pessoa obsessivamente durante o dia todo, e geralmente vem acompanhado de má alimentação, falta de exercício físico e insônia. Tudo isso faz com que os lapsos de memória aconteçam com mais frequência.

  4. Ansiedade.

  5. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: este distúrbio de ordem neuropsiquiátrica é marcado por três pontos fundamentais, quais sejam, a impulsividade, a hiperatividade e a desatenção, motivos pelos quais é tão comum que uma pessoa com TDAH tenha lapsos de memória.

  6. Falta de reposição hormonal, especialmente em mulheres na menopausa.

  7. Falta de vitaminas, principalmente de vitamina B, que é responsável pela memória humana e que sofre quedas com os episódios de ansiedade, estresse e depressão.

SMART UP DA APISNUTRI

O Smart Up é o mais novo produto da ApisNutri especialmente desenvolvido para garantir aos clientes uma melhor performance neurológica, aumentando o desempenho em atividades cognitivas como, por exemplo, de memória, de concentração e de raciocínio, com especial atenção às funções executivas de cada indivíduo.

É justamente para tornar o cotidiano mais saudável e trazer mais vitalidade que o nootrópico Smart Up foi criado.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print