O que é o ritmo circadiano e quais as consequências de sua alteração?

Home » Metabolismo » O que é o ritmo circadiano e quais as consequências de sua alteração?
a

O ritmo ou ciclo circadiano são funções biológicas presentes em diferentes seres vivos que funcionam com uma regularidade de 24 horas, sendo a junção de processos fisiológicos com o ritmo cíclico do meio ambiente.

Um bom caso para exemplificar essa junção é a partir da observação dos períodos de claro e escuro da natureza e o horário que a maioria dos seres humanos dormem, seguindo a fase clara como fase de vigília e a fase escura do ambiente como a fase do sono – compondo um ciclo com um período de duração de um dia.

O ritmo circadiano influencia diversos processos do nosso organismo, atuando por exemplo na regulação do apetite, na regulação dos níveis de hormônio no sangue (como a melatonina, a insulina e o cortisol), da pressão sanguínea, do metabolismo, da temperatura corporal e do horário em que se sente sono.

A regulação de todos estes processos fisiológicos é o que faz com que o nosso corpo interprete o que é o dia e o que é a noite, nos preparando seja para o desempenho de atividades físicas e mentais durante o dia ou para um período de descanso e relaxamento durante a noite.

O ciclo é regulado por células osciladoras presentes no nosso cérebro, também conhecidas como células marcapasso, responsáveis por interpretar os sinais luminosos captados pelos olhos a partir do ambiente no qual estamos inseridos, respondendo a estes estímulos com diferentes efeitos e construindo a ciclicidade do ritmo circadiano, o que faz com que ele seja maleável e suscetível a alterações a partir da exposição à diferentes tipos de luz em diferentes horários.

Possíveis consequências da alteração do ritmo circadiano

Alguns fatores podem alterar o ciclo circadiano, um exemplo de algo externo que pode causar alterações, por exemplo é a exposição em horários não adequados à luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. Além do uso de drogas e do excesso de cafeína.

Algumas possíveis consequências da alteração deste ciclo são por exemplo um menor desempenho em atividades físicas e de resistência, mau humor, uma maior sensação de sonolência durante o período do dia, o aumento das chances de desenvolvimento de doenças como a diabetes e a obesidade e de transtornos psiquiátricos, como é o caso da ansiedade, depressão e transtorno bipolar.

Há algumas formas de se prevenir contra distúrbios do ciclo circadiano, como se expor a luz natural do sol com uma frequência saudável, evitar cafeína após o fim da tarde, evitar a luz azul de aparelhos eletrônicos à noite, ou incluir um filtro noturno amarelado em seus aparelhos e manter um horário regular para ir dormir sempre que possível.

ApisNutri

Melatonina em gotas da ApisNutri é um produto hormonal que atua na regulação do ciclo circadiano, auxiliando na regularização das horas de sono, equilibrando e trazendo uma melhora para toda a fisiologia do corpo.

Formulado com matéria-prima importada de excelente qualidade, atua, portanto, na manutenção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print