O que causa a baixa imunidade e como resolver?

Home » Saúde » O que causa a baixa imunidade e como resolver?
a

Cansaço, dores e febre: um conjunto de fatores que faz parte de um grupo ainda maior de sinais indicativos da baixa imunidade. Para evitar enfermidades, entender o que provoca a situação é essencial para tomar as medidas necessárias e proteger a própria saúde.

O que é a baixa imunidade?

A baixa imunidade pode surgir a partir de diversos fatores, desde a má alimentação e o sedentarismo até a exposição direta à vírus e à falta de higiene. Dessa forma, a boa imunidade é oferecida por meio do bom funcionamento do sistema imunológico, que defende o organismo contra infecções e doenças advindas desses quadros. Assim, quando esse sistema é enfraquecido, há o favorecimento de quadros virais, uma vez que a proteção imunológica do corpo fica comprometida.

Quais fatores podem diminuir a imunidade?

Má alimentação

Uma vez que o organismo necessita de vitaminas e minerais para o bom funcionamento do sistema imunológico, a falta desses fatores implica no seu comprometimento. Nesse sentido, a falta de vitaminas pode resultar na alteração da acidez do estômago, colaborando para a proliferação de infecções.

Como combater? Optar por refeições nutritivas e ricas em vitaminas favorece o suprimento das necessidades do organismo e seu bom funcionamento, evitando a baixa imunidade.

​​​​​Falta de higiene

​​​​​​​Uma rotina de higiene inadequada ou ineficiente favorece a proliferação de infecções, uma vez que o contato com bactérias pelo contato rotineiro com objetos diversos, pode facilitar sua entrada no corpo e, consequentemente, sua instalação.

Como combater? Lavar as mãos da maneira correta constantemente e evitar o contato com as regiões mucosas da face (nariz, olhos e boca) com as mãos sujas dificulta a entrada de bactérias no organismo.

Má qualidade do sono

Este fator, que pode ser provocado por estresse excessivo, ansiedade, insônia ou outros fatores, é um grande inimigo do sistema imunológico. Com noites mal dormidas, o organismo pode entrar em um quadro de estresse crônico devido à falta da produção de células de defesa do organismo, que são produzidas durante o sono. Dessa forma, quando um vírus infeccioso entra no corpo, ele fica desprotegido pela falta dessa defesa.

Como combater? Para garantir uma boa noite de sono, é importante organizar uma rotina com horários regulares de sono e evitar bebidas energéticas durante a noite, como a cafeína. Além disso, é importante realizar atividades físicas para gastar mais energia e evitar dormir muito durante o dia, para que o corpo sinta necessidade de descansar durante a noite.

Consumo excessivo de álcool

​​​​​​​Pelo fato de sobrecarregar o organismo, o consumo excessivo de álcool é um grande vilão para a imunidade. Isso ocorre devido ao processo de metabolização que fica mais pesado e os mecanismos de defesa do organismo não conseguem suportar, resultando na queda da imunidade.

Como combater? Não é necessário anular o consumo, mas fazer o uso moderado de bebidas alcoólicas auxilia o organismo a não sofrer com as consequências negativas. Ao consumir bebidas alcoólicas, lembre-se de priorizar uma boa alimentação aliada a uma rotina de exercícios físicos regulares para diminuir os danos.

Vitaminas & Imunidade

Hábitos saudáveis são essenciais na manutenção da imunidade de qualquer pessoa. Manter-se focado em uma rotina alimentar, higiênica e ativa contribui para o combate da baixa imunidade e dificulta a propagação de vírus e bactérias com facilidade. Dessa forma, enfermidades serão afastadas e a saúde preservada.

Para garantir as vitaminas necessárias para a boa imunidade, a Apisnutri trabalha para oferecer suplementos vitamínicos qualificados para garantir uma alimentação ainda mais completa e rica dentro do que é necessário para uma saúde completa.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print