Muito se conhece sobre o impacto do cálcio na formação de ossos e dentes, porém, o que pouco se comenta é sobre a relevância desse mineral para as construções musculares e formação de impulsos nervosos.
Essencial para o organismo, principalmente na infância quando o corpo está em crescimento, o cálcio está presente na estrutura do esqueleto e cria reservas que serão úteis em casos de deficiência na vida adulta.
Importância do cálcio para o organismo
O cálcio é utilizado abundantemente por todas as células do corpo. Ele garante que o sangue tenha seu pH equilibrado, dá força e formação para os ossos e dentes, atua nos impulsos nervosos, proporciona as contrações musculares e também está envolvido na coagulação do sangue. A escassez pode trazer perda de memória, confusão mental, câimbras, fraqueza nos ossos e aumento da pressão arterial. Por ter sua produção diminuída após a infância, a alimentação balanceada deve trazer alimentos ricos em cálcio ou até suplementos envolvendo o mesmo, a fim de garantir o correto funcionamento do metabolismo.
Baixa quantidade
Por ter uma vasta gama de utilidades, o cálcio quando em baixa quantidade no organismo recorre às suas reservas para manter o funcionamento do corpo. Essa reserva está presente nos ossos – e eles são os primeiros a sofrerem as consequências da falta do mineral. No momento em que essa situação persiste por período prolongado, o diagnóstico é de hipocalcemia (falta de cálcio). Esse quadro pode evoluir para osteopenia ou osteoporose – quando ocorre enfraquecimento dos ossos e até sua quebra. Infelizmente os sintomas só são visíveis quando o problema já é grave, por isso é fundamental estar com os exames de rotina em dia.
Fontes de cálcio disponíveis
Para que o organismo esteja em pleno funcionamento, é recomendada a ingestão de cálcio diariamente. Alguns alimentos de origem animal e vegetal fornecem esse mineral. Veja alguns deles, começando pelos que garantem maiores quantidades de cálcio em 100g do produto listado:
- Sardinha sem pele (453 mg)
- Amêndoa (270 mg)
- Manjericão (258 mg)
- Semente de linhaça (250 mg)
- Ricota (253 mg)
- Iogurte desnatado com baixo teor de gordura (157 mg)
- Leite integral (123 mg)
Eficácia na absorção
Para garantir que o cálcio seja realmente absorvido pelo corpo, a combinação com a vitamina D é recomendada. Esta pode ser encontrada no leite, peixes e ovos. Além disso, uma dica é a exposição da pele ao sol, sem proteção, por 15 minutos diariamente. O tempo deve ser respeitado para não agredir as células e desenvolver câncer de pele.
Outra ação que auxilia nesse momento é a prática recorrente de exercícios físicos. Um cuidado importante é com remédios que diminuem a eficácia da absorção, como antibióticos e diuréticos.
Quando a alimentação e os fatores de auxílio combinados não são suficientes para garantir as taxas necessárias de cálcio no organismo, usualmente é recomendado por um profissional especializado a ingestão de suplementos em forma de cápsulas. Como as pessoas possuem metabolismos distintos, recomenda-se sempre consultar um especialista no assunto para indicar qual composto deve ser ingerido e com que frequência.
O cálcio e a ApisNutri
A ApisNutri possui os componentes certos para garantir uma vida mais saudável. Dentro do seu portfólio, a linha envolvendo cálcio tem desde cápsulas compostas pelo mineral e a vitamina D3 (colecalciferol), até o cálcio de ostras, que oferece 64% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) e as porções de Calciomina D (cálcio e vitamina D), indicadas para o funcionamento muscular e o sistema imune.
Confira todos os benefícios que só a ApisNutri oferece clicando aqui.