Na terceira idade é possível ganhar massa muscular?

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Manter um estilo de vida saudável é algo muito importante para qualquer pessoa, não importando a faixa etária. Para as pessoas na terceira idade é ainda mais importante cuidar da própria saúde, uma vez que os idosos apresentam mais problemas em decorrência da implacável passagem do tempo. Um exemplo de algo bastante saudável e que todo idoso precisa colocar em prática é o ganho de massa muscular.

Ganhar massa muscular na terceira idade não é algo fora do normal e que apenas idosos com genética diferenciada conseguem fazer. Dessa forma, qualquer pessoa com mais idade consegue ganhar massa muscular bem como outros benefícios para a saúde.

Atividades físicas

Vale destacar que, a partir dos 50 anos de idade, o corpo humano costuma perder entre 1% a 2% de massa muscular por ano. Quando a pessoa atinge os 60 anos esse dado é ainda mais alarmante: a perda de massa muscular pode chegar a 3% ou mais durante um ano. Alguns dos motivos para isso são fatores como sedentarismo e doenças crônicas que são mais comuns nos idosos.

Quais são os benefícios de ganhar massa muscular na terceira idade?

Praticar atividades físicas com certa frequência é muito importante para qualquer tipo de pessoa, como já destacado. E pode ser ainda mais essencial para os idosos, pois os benefícios são essenciais para eles. Ganhar massa muscular nessa fase é uma necessidade para quem está na terceira idade, pois isso acaba revertendo os efeitos naturais de perda de massa muscular que ocorrem.

Um dos benefícios é o próprio bem-estar do idoso. Quem faz exercícios físicos com frequência costuma estar mais disposto para as demais atividades do dia a dia. Além disso, a qualidade de vida também é melhorada, o idoso livra-se do sedentarismo, consegue manter um metabolismo equilibrado, além de estar mais prevenido quanto às doenças cardiovasculares, bem como diabetes.

Como ganhar e manter massa muscular na terceira idade?

É essencial que o idoso mantenha uma alimentação saudável, ou seja, dieta balanceada. Mesmo que os exercícios físicos sejam praticados com frequência e a pessoa consiga ganhar massa muscular, se não houver uma alimentação saudável por trás disso, os efeitos positivos causados pelas atividades físicas logo devem sumir. Por isso, começar a inserir mais proteínas na dieta e tomar suplementos (de acordo com a indicação de um profissional) são os primeiros passos para ajudar a reter a massa muscular ganha.

Além disso, também é fundamental praticar atividades físicas com certa frequência. Um exemplo simples é o pilates, já que esse tipo de exercício físico pode ser adaptado para todas as pessoas. Essa atividade física contribui para que os músculos fiquem fortes e alongados.

Praticar musculação é o caminho certo para ganhar massa muscular na terceira idade. Esse é nada menos que o exercício mais completo e eficiente, uma vez que as atividades podem abranger partes específicas do corpo e existe uma diversidade de exercícios que podem ser praticados.

Uma opção de exercício físico muito popular entre pessoas da terceira idade é a hidroginástica. Dentre os benefícios que ela pode proporcionar está o fato de enrijecer os músculos, algo que ajuda bastante a diminuir a perda de massa muscular na terceira.

Desenvolver o hábito de praticar atividades físicas e ter uma alimentação mais saudável são passos essenciais para quem busca ganhar massa muscular na terceira idade. Ganhar massa muscular quando idoso é muito importante para combater o efeito que o próprio tempo causa na nossa saúde, pois a tendência é que haja cada vez mais perda de massa muscular ao passo que envelhecemos.

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